Empresa brasileira usa inteligĂȘncia artificial em atendimento ao cliente... Seria o fim do Call Center?



Empresa brasileira usa inteligĂȘncia artificial em atendimento ao cliente

Aplicação permite que o atendimento seja feito por meio de email, chat ou SMS usando robÎs de interação que conversam naturalmente sem a necessidade de um atendente



Quarta-feira, 27 de outubro de 2010 Ă s 13h05

 

A Ixia, empresa especializada em inteligĂȘncia artificial, desenvolveu o InteliChat, uma aplicação que reproduz o comportamento de decisĂ”es de um atendente humano. Por meio de chat, SMS ou email, o cliente entra em contato com a empresa e recebe todas as instruçÔes e explicaçÔes pelo sistema de inteligĂȘncia artificial.

O software reconhece o conteĂșdo, como o nome ou nĂșmero de um documento, e o sistema automaticamente toma decisĂ”es baseadas nas expressĂ”es do cliente. Todos os assuntos mais comuns de call center sĂŁo analisados e armazenados no sistema, para que a inteligĂȘncia artificial faça as exatas conexĂ”es com o que estĂĄ sendo pedido.

A aplicação estå ligada ao banco de dados da empresa atendente, por isso que o sistema consegue encaminhar a solicitação ao atendente correto, ou às vezes, resolve as questÔes sozinho. "Nosso serviço é prestado como se do outro lado existissem atendentes humanos, por isso que oferecemos o software como serviço e não vendemos como um produto", explica Daniel Kutchukian, CEO da empresa.

Em demonstração na Futurecom, feira de telecomunicaçÔes que acontece esta semana em São Paulo, o presidente da Ixia comprova que mesmo quando os clientes escrevem algo de maneira errada ou formulam frases estranhas, o InteliChat consegue captar a mensagem principal que estå sendo passada e em poucos segundo responde a demanda. Na verdade, este é o grande diferencial da aplicação, pois ela é baseada em uma conversa informal e não se limita a frases ou palavras corretas.

No entanto, esse Ă© um serviço que exige tempo para ser aprimorado, pois muitas vezes a inteligĂȘncia artificial se depara com situaçÔes inusitadas. Por isso que as palavras-chave armazenadas no sistema devem estar em constante atualização.

Daniel ainda explica que uma das vantagens Ă© que as empresas contratantes do InteliChat nĂŁo precisam manter o sistema em seus servidores. A prĂłpria Ixia tem trĂȘs data centers disponĂ­veis para armazenar os programas. Segundo o CEO, somente empresas do setor financeiro preferem que a aplicação fique em seu data center, no mais, clientes como Abril e NestlĂ©, contam com o centro de dados da Ixia.

De acordo com Daniel, o software reduz tempo médio de atendimento em processos de atualização cadastral, fornecimento de informaçÔes, registro histórico, abertura de chamados, além de gerar relatórios inteligentes que demonstram em tempo real quais as abordagens em cada etapa da conversa. Quando questionado sobre o preço, o CEO diz que as empresas podem reduzir até 20% nos custos, quando comparado a um serviço convencional de call center.

Ref: http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/empresa-brasileira-usa-inteligencia-artificial-em-atendimento-ao-cliente/14514


 

Postar um comentĂĄrio

Comente sem faltar com respeito - ;-)

Postagem Anterior PrĂłxima Postagem