Mais uma grande ferramenta na Nuvem. Lotus Notes agora está na nuvem. Versão web com total integração

Quem trabalha em grandes empresas já lidou com o Lotus, programa de comunicação integrada da IBM. O sistema, com mais de 10 anos de mercado, tem lutado recentemente para não perder espaço para as soluções “cloud-based” que tem aparecido, como o Google Apps. E a nova cartada veio agora, com o LotusLive, a integração final da suíte com a internet.

Tela do LotusLive Notes

Um movimento como esse da IBM é muito representativo. Apesar de existir integração dos serviços Lotus com a web desde a versão 6 da suite, a experiência não era satisfatória. Trabalhei numa grande empresa com esse software e lembro bem como era. Agora, com o LotusLive, tudo muda e a experiência parece nova. Parece que a IBM aprendeu bem a fazer serviços na nuvem.

Desta vez tudo foi para a nuvem: o sistema de e-mail e agenda Notes, o instant messenger Sametime, e novos membros, como o Meetings (para reuniões online e webcasts), o Engage (misto de rede social com atividades compartilhadas). E também há versões mobile para acesso ao Meetings via iPhone e BlackBerry, em versão beta ainda. A IBM quer posicionar sua alternativa como uma solução mais confiável e barata, em relação às quedas recente do e-mail do Google.

Se a sua empresa precisava de uma desculpa para você acessar o Notes fora do escritório, achou. O preço anunciado (em US) é de U$10 por mês, por usuário. Você pode ter uma conta particular sua ou a empresa pode integrar o sistema dela às nuvens, o que é outro budget.

É uma alternativa interessante para o usuário final que não gosta do Google Apps e quer montar um sistema de comunicação com bom custo-benefício. Você pode criar uma conta de avaliação por 30 diaspara teste do Notes, com e-mail, agenda e sistema de reuniões online.

Ref: http://www.movebla.com/lotus-live-notes-web-nuvem/

Postar um comentário

Comente sem faltar com respeito - ;-)

Postagem Anterior Próxima Postagem