Visão geral sobre Serviço de Diretório

Visão geral

Para gerenciar um ambiente Windows Server 2003, você deve saber que edição do sistema operacional é adequada para diferentes funções do computador. Você também deve entender a finalidade de um serviço de diretório e como o serviço de diretório do Active Directory® fornece uma estrutura para o ambiente Windows Server 2003.

Funções do computador

Os servidores têm diversas funções no ambiente de rede de cliente/servidor. Alguns são configurados para fornecer autenticação e outros para executar aplicativos. Alguns fornecem serviços de rede que permitem aos usuários se comunicarem ou localizarem outros servidores e recursos na rede. Como administrador de sistemas, você deve conhecer os principais tipos de servidores e as funções que eles desempenham na rede.

Controladores de domínio armazenam dados e gerenciam a comunicação entre usuários e domínios, inclusive os processos de logon do usuário, autenticação e pesquisas de diretório. Quando você instala o Active Directory em um computador que executa o Windows Server 2003, o computador se transforma em um controlador de domínio.

Em uma rede do Windows Server 2003, todos os servidores do domínio que não são controladores de domínio são denominados servidores membros. Servidores não associados a um domínio são denominados servidores de grupos de trabalho.

Um servidor de arquivos fornece um local central na rede onde você pode armazenar e compartilhar arquivos com usuários da rede. Quando usuários necessitam de um arquivo importante, como um projeto, eles podem acessá-lo no servidor de arquivos, em vez de passá-lo de computador para computador.

Um servidor de impressão fornece um local central na rede onde usuários podem imprimir. O servidor de impressão fornece aos clientes drivers de impressão atualizados e lida com todas as filas de impressão e a segurança.

O sistema de nomes de domínios (DNS, Domain Name System) é um serviço de nome padrão da Internet e TCP/IP. O serviço DNS permite que computadores clientes na rede registrem e resolvam nomes de domínio do DNS. Um computador configurado para fornecer serviços DNS em uma rede é um servidor DNS. É necessário ter um servidor DNS na rede para implementar o Active Directory.

Um servidor de aplicativos fornece infra-estrutura e serviços chave para aplicativos hospedados em um sistema. Servidores de aplicativos típicos incluem os serviços a seguir:

  • Pool de recursos (por exemplo, pool de conexões de banco de dados e pool de objetos)

  • Gerenciamento de transações distribuídas

  • Comunicação assíncrona de programas, geralmente através do enfileiramento de mensagens

  • Um modelo de ativação de objeto just-in-time

  • Interfaces do serviço Web automático de linguagem de marcação extensível (XML, Extensible Markup Language) para acessar objetos de negócios

  • Serviços de failover e detecção de integridade de aplicativo

  • Segurança integrada


O Microsoft Internet Information Services (IIS) fornece as ferramentas e recursos necessários para gerenciar facilmente um servidor Web seguro. Se você planeja hospedar sites da Web e File Transfer Protocol (FTP) com o IIS, configure o servidor como um servidor de aplicativos.

Um servidor de terminal fornece a computadores remotos acesso a programas com base no Windows® em execução no Windows Server 2003, Standard Edition, Windows Server 2003, Enterprise Edition ou Windows Server 2003, Datacenter Edition. Com um servidor de terminal, você instala um aplicativo em um único ponto, em um único servidor. Vários usuários podem então acessar o aplicativo sem o instalar em seus computadores. Os usuários podem executar programas, salvar arquivos e usar recursos da rede de um local remoto, como se os recursos estivessem instalados em seus próprios computadores.

Quando o Windows Server 2003 é instalado e um usuário faz logon pela primeira vez, a ferramenta Gerenciar o Servidor é iniciada automaticamente.

Você usa essa ferramenta para adicionar ou remover funções do servidor. Quando você adiciona uma função de servidor ao computador, a ferramenta Gerenciar o Servidor adiciona essa função à lista de funções de servidor configuradas disponíveis. Depois que a função de servidor é adicionada à lista, você pode usar vários assistentes para ajudá-lo a gerenciar a função de servidor específica. A ferramenta Gerenciar o Servidor também fornece arquivos de Ajuda específicos para a função de servidor, com listas de verificação e recomendações para solução de problemas.

A família Windows Server 2003

O Windows Server 2003 está disponível em quatro edições. Cada edição foi desenvolvida para ser usada em uma função de servidor específica. Isso permite que você selecione a edição do sistema operacional que fornece somente as funções e recursos de que seu servidor precisa.

O Windows Server 2003, Web Edition foi projetado para ser usado especificamente como um servidor Web. Ele está disponível somente através de canais associados e não pode ser encontrado em lojas. Embora computadores que executam o Windows Server 2003, Web Edition, possam ser membros de um domínio do Active Directory, não é possível executar o Active Directory no Windows Server 2003, Web Edition.

O Windows Server 2003, Standard Edition é um sistema operacional de rede confiável que fornece soluções de negócios com rapidez e facilidade. Esse servidor flexível é a opção ideal para pequenas empresas e para utilização em departamentos. Use o Windows Server 2003, Standard Edition quando seu servidor não necessitar do suporte de hardware ampliado e dos recursos de clusters do Windows Server 2003, Enterprise Edition.

O Windows Server 2003, Enterprise Edition possui todos os recursos do Windows Server 2003, Standard Edition. No entanto, ele possui também recursos não incluídos no Standard Edition, que aprimoram a disponibilidade, adaptabilidade e confiabilidade.

O Windows Server 2003, Enterprise Edition foi projetado para empresas de médio a grande porte. Ele é o sistema operacional recomendado para aplicativos, serviços XML da Web e infra-estrutura, pois oferece alta confiabilidade e desempenho e valor comercial superior.

A principal diferença entre o Windows Server 2003, Enterprise Edition e o Windows Server 2003, Standard Edition é que o Entreprise Edition dá suporte a servidores de alto desempenho. O Windows Server 2003, Enterprise Edition é recomendado para servidores que executam aplicativos para sistemas de rede, mensagens, inventário e de serviços ao cliente, bancos de dados e sites de comércio eletrônico na Web. Além disso, você pode fazer cluster dos servidores que executam o Enterprise Edition para lidar com cargas maiores.

O Windows Server 2003, Datacenter Edition foi projetado para aplicativos estratégicos importantes e essenciais que exigem os mais altos níveis de adaptabilidade e disponibilidade.

A principal diferença entre o Windows Server 2003, Datacenter Edition e o Windows Server 2003, Enterprise Edition é que o Datacenter Edition dá suporte a um multiprocessamento mais eficiente e a mais memória. Além disso, o Windows Server 2003, Datacenter Edition está disponível somente através do Windows Datacenter Program oferecido aos fabricantes originais do equipamento (OEMs, Original Equipment Manufacturers).

Para obter informações detalhadas sobre os recursos de cada edição, consulte a visão geral dos produtos na página do Windows Server 2003 em http://www.microsoft.com/brasil/windowsserver2003/default.mspx

O que é um serviço de diretório?

Como um usuário que fez logon na rede, talvez você precise se conectar a uma  pasta compartilhada ou enviar um trabalho de impressão a uma impressora na  rede. Como você encontra a pasta e a impressora e outros recursos da rede?

O serviço de diretório é um serviço de rede que identifica todos os recursos de uma rede e torna essa informação disponível para os usuários e aplicativos. Os serviços de diretório são importantes porque oferecem uma maneira consistente de nomear, descrever, localizar, acessar, gerenciar e tornar seguras as informações sobre esses recursos.

Quando um usuário pesquisa por uma pasta compartilhada na rede, é o serviço de diretório que identifica o recurso e fornece essa informação ao usuário.

O Active Directory é o serviço de diretório da família Windows Server 2003. Ele amplia a funcionalidade básica de um serviço de diretório para fornecer os benefícios a seguir:

-  Integração do DNS:

O Active Directory usa as convenções de nomenclatura do DNS para criar uma estrutura hierárquica que fornece uma visão familiar, ordenada e adaptável de conexões de rede. O DNS também é usado para mapear nomes de host, como microsoft.com, para endereços TCP/IP numéricos,  como 192.168.19.2.

-  Adaptabilidade:

O Active Directory é organizado em seções que permitem o armazenamento de um grande número de objetos. Conseqüentemente, o Active Directory pode se expandir à medida que a empresa cresce. Uma empresa que possui um único servidor com algumas centenas de objetos pode se expandir até milhares de servidores e milhões de objetos.

-  Gerenciamento centralizado:

O Active Directory permite que administradores gerenciem áreas de trabalho distribuídas, serviços de rede e aplicativos de um local central, usando uma interface de gerenciamento consistente. Ele fornece também o controle centralizado do acesso a recursos da rede, permitindo que os usuários façam logon somente uma vez para obter acesso completo aos recursos no Active Directory.

-  Administração delegada:

A estrutura hierárquica do Active Directory permite que o controle administrativo seja delegado a segmentos específicos da hierarquia.  Um usuário autorizado por uma autoridade administrativa superior pode desempenhar tarefas administrativas em sua parte designada da estrutura. Por exemplo, os usuários podem ter controle administrativo limitado sobre as configurações da estação de trabalho e um gerente de departamento pode ter os direitos administrativos para criar novos usuários em uma unidade organizacional.

Para obter mais informações sobre o Active Directory, consulte Technical Overview of Windows Server 2003 Active Directory em http://www.microsoft.com/windowsserver2003/techinfo/overview/activedirectory.mspx (em inglês).

Termos do Active Directory

A estrutura lógica do Active Directory é flexível e fornece um método para desenvolver uma hierarquia dentro dele que é abrangente para usuários e administradores. Os componentes lógicos da estrutura do Active Directory incluem:

  • Domínio. A unidade central da estrutura lógica no Active Directory é o domínio. Um domínio é uma coleção de computadores definidos por um administrador que compartilham um banco de dados de diretório comum. Um domínio possui um nome exclusivo e fornece acesso a contas centralizadas de usuários e grupos, mantidas pelo administrador do domínio.

  • Unidade organizacional. Uma unidade organizacional é um tipo de objeto de recipiente que você usa para organizar objetos em um domínio.  A unidade organizacional pode conter objetos, como contas de usuário, grupos, computadores, impressoras e outras unidades organizacionais.

  • Floresta. Uma floresta consiste em um ou mais domínios que compartilham uma configuração, esquema e catálogo global em comum.

  • Árvore. Uma árvore consiste em domínios em uma floresta que compartilham um espaço para nome contíguo do DNS.


Para obter mais informações sobre os domínios do Active Directory, consulte:

!  Artigo 310996 do Knowledge Base da Microsoft, .Active Directory Services and Windows 2000 or Windows Server 2003 Domains (Part 1).

http://support.microsoft.com/?kbid=310996 (em inglês).

!  Artigo 310997 do Knowledge Base da Microsoft, .Active Directory Services and Windows 2000 or Windows Server 2003 Domains (Part 2).

http://support.microsoft.com/?kbid=310997 (em inglês).

Obs.: Esse explicativo foi retirado do material oficial para certificação do Windows Server 2003, da prova 70-290 (Administração do Windows Server 2003).

Postar um comentário

Comente sem faltar com respeito - ;-)

Postagem Anterior Próxima Postagem