Windows Phone 7, finalmente, está entre nós
Nova plataforma traz proposta de facilitar a vida do usuário até mesmo nas atividades mais básicas do dia-a-dia
Segunda-feira, 11 de outubro de 2010 às 15h51
O lançamento do Windows Phone 7 foi programado para acontecer nesta segunda-feira e muitas eram as especulações sobre as novidades do sistema operacional.
Steve Ballmer, CEO da Microsoft, começou o evento explicando que o usuário verá que um tipo diferente de celular foi construído pela Microsoft e seus parceiros. Essas diferenças, de acordo com ele, não envolvem apenas o que o usuário irá fazer com o telefone, mas como ele fará isso.
Para isso, a Microsoft queria um telefone moderno, com design moderno e moderno em seus princípios. Segundo Ballmer, a Microsoft quer se focar em duas coisas quando se trata da relação entre o usuário e o smartphone: "sempre agradável e maravilhosamente meu", fazendo com que o Windows Phone seja sempre agradável para o usuário, enquanto ele estiver procurando um local para comer, ler emails ou até mesmo para fazer uma ligação.
Consumidor final
De acordo com Ballmer, nove aparelhos estarão disponíveis em novembro deste ano, de fabricantes como HTC, LG, Samsung e Dell. Para os aparelhos, 60 operadoras de telefonia móvel estarão disponíveis, oferecendo os smartphones em mais de 30 países.
Uma dessas operadoras é a AT&T, que prometeu durante a conferência oferecer três aparelhos com Windows Phone 7, sendo que um deles estará disponível em 8 de novembro. Os outros chegarão ao mercado algumas semanas após essa data.
Modelos e Preços
O modelo da LG, o Quantum full Qwerty rodando Windows Phone 7 chegará ao mercado americano custando US$199.99. Já o aparelho da HTC, o Surround, sairá pelo mesmo preço que o modelo da LG - e terá câmera de 16MP e alto-falantes Dolby Surround. O aparelho da Samsung, o Focus, possui tela super AMOLED e memória interna de 8GB e chegará ao mercando também custando US$199.99.
Design e aplicações
Para explicar as novidades dos aparelhos da Microsoft e seus parceiros, Steve Ballmer chamou Joe Belfiore, vice-presidente corporativo da companhia. De acordo com ele, quando a Microsoft se propôs a fazer o Windows Phone 7, a proposta era construir um telefone que simplifica o básico e faz com que o usuário encontre mais fácil o que precisa fazer.
Na tela principal do celular há diversas "caixas" que apresentam imagens customizadas pelo usuário para os aplicativos que costuma utilizar. Essas "caixas" são atualizadas em tempo real, então não é necessário entrar e sair de aplicativos para saber das atualizações. Todas essas "caixas" são personalizáveis e o usuário pode gerenciar cada uma delas e escolher suas prioridades.
As fotos tiradas pela câmera podem ser enviadas para amigos e também irem imediatamente para a nuvem.
Já na parte de email, Belfiore mostrou um email de Steve Ballmer com um arquivo .ppt anexado. O anexo foi aberto no próprio smartphone com qualidade de desktop. Além disso, também é possível editar o conteúdo de arquivos do Pacote Office.
Quando se pensa em edição, a entrada de texto pode ser algo trabalhoso. No entanto, como mostrado durante a conferência, o software não oferece uma correção forçada quando o usuário digita palavras erradas, mas sim opções para selecionar o texto incorreto e corrigi-lo.
O Outlook é integrado ao WP7 e permite que, por exemplo, assim que o usuário receba um convite, o horário e data são checados na agenda para determinar se há um conflito de horários ou não. Caso exista o conflito, o usuário poderá apertar o botão "eu irei me atrasar" e um aviso será enviado aos outros participantes do encontro.
Links the endereços, quando clicados, são redirecionados para o serviço de mapas da Microsoft, o Bing Maps.
A ferramenta de busca da Microsoft, o Bing, também permite que o usuário procure por locais para comer, por exemplo. Basta fazer uma busca e o Bing traz sugestões de lugares, com direito a classificação dos usuários, além de comentários e formas de entrar em contato com o local.
Windows Phone Hubs
Há seis hubs no telefone que funcionam como uma espécie de widgets para facilitar a vida do usuário.
- People Hub: permite postar no mural de recados de outros usuários do Facebook, visualizar perfis e fotos, além de postar comentários em cada uma delas. Mas nada mais foi dito a respeito de outras redes sociais.
- Picture Hub: também possui integração com o Facebook, permitindo que o usuário comente as fotos de outros amigos, além de organizar suas próprias fotos tiradas com o celular.
-Music + Videos Hub: a proposta é que as pessoas consigam ouvir músicas e vídeos com apenas alguns cliques.
- MarketPlace Hub: a compra de aplicativos ficou reunida neste hub, onde há espaço para os desenvolvedores criarem apps para o WP7. Um exemplo é o app do eBay, mostrado durante a conferência. outro aplicativo é o AT&T Universe Mobile, que permite pesquisar por shows para download e assistir em seguida.
- Games Hub: convites para jogos de outros usuários aparecem na tela, além de suporte à Xbox Live. O avatar é totalmente personalizável, com direito a escolher até mesmo acessórios. Os games demonstrados foram Ilo and Milo e The Sims 3.
- Office Hub: o pacote de edição de arquivos da Microsoft tem um próprio hub, onde o usuário poderá usar Word, Excel, PowerPoint e OneNote.
Fonte: Olhar digital - http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/windows-phone-7-finalmente-esta-entre-nos/14275
Site Oficial: http://www.microsoft.com/windowsmobile/pt-br/default.mspx