Quem desbanca esse cara? 98 certificações Microsoft. HUAU!

Não é segredo para ninguém da área de TI que as certificações abrem portas ou pelo menos são aquela chave matreira para abrir muitos portões em empresas e departamentos.

A INFO entrevistou um Brasileiro que é o detentor da incrível marca de 98 certificações Microsoft. O que gerou muitos comentários em geral. Bom, segue a entrevista na integra e tirem suas próprias conclusões. No meu ponto de vista em especial, as certificações são sim a base mínima de conhecimento e reconhecimento, que mostra boa vontade com pouco custo, se comparado com uma faculdade ou pós graduação.

Grande abraço e sucesso.

*****************************&&&&&&&&&&&&&&&&*****************************


SÃO PAULO – As certificações são cada vez mais valorizadas pelo mercado, sendo consideradas por muita gente como fator importante para sucesso na carreira de TI.

Diante desse cenário, resolvemos entrevistar um especialista no assunto. É o caso de Dalton Gerth, gerente técnico de cursos do Sindpd (Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo) e detentor do maior número de certificações profissionais da Microsoft no mundo.

Brasileiro, 39 anos, formado em Física pela USP, pós-graduado em Tecnologia de Informação e eleito por duas vezes pela Microsoft o melhor instrutor MCT (Microsoft Certified Trainer) do mundo, Gerth obteve nada mais nada menos do que 98 certificações ao longo de 15 anos.

“Em virtude desse número incomum de certificações, vivi muitas situações divertidas e constrangedoras. Tive contato com pessoas que me apoiaram e também com outras que tiveram inveja”, diz.

Confira, a seguir, a entrevista completa com o especialista.

INFO - Qual a importância da certificação para o profissional de TI?

Dalton Gerth - Com a certificação, o profissional comprova que está habilitado e capacitado a utilizar um determinado produto para planejar, administrar, desenvolver ou mesmo solucionar problemas em uma ou mais tecnologias, com o máximo de eficiência e menores custos.

A certificação, além de atestar que o profissional conhece uma determinada ferramenta, também é uma forma de complementar a formação do profissional de TI e colocá-lo à disposição do mercado de trabalho.

INFO – É cada vez maior o número de profissionais de TI bem-sucedidos que não fizeram faculdade ou até que cursaram graduações em outras áreas.

Dalton Gerth - A graduação prepara e insere o aluno no universo da tecnologia da informação, mas não o capacita para o mercado de trabalho.

Essa função compete às escolas técnicas onde custo e tempo são menores.

No caso da graduação, o aluno é capacitado para uma determinada área do conhecimento. Já a certificação consiste no estudo sistemático e específico tendo como objetivo a habilitação numa ferramenta.

INFO – O mercado para o profissional sem a formação tradicional de TI, que possui certificações e outros cursos, é tão ou mais promissor do que aquele que segue a carreira universitária convencional em TI?

Dalton Gerth - O grande problema da área de TI é a falta de regulamentação da profissão.  Você conhece algum advogado que exerce a profissão sem ter feito o curso de direito ou sem ter passado no exame da OAB?  Ou mesmo um  médico que não fez medicina?  Ou ainda, um engenheiro que não fez engenharia? É claro que não, mas como a área da tecnologia da informação é carente de regulamentação no mundo inteiro, é comum encontrar pessoas de outras áreas (em especial da área de exatas) exercendo, principalmente, a função de desenvolvedor de sistemas.

Há muito mais vagas para profissionais de TI do que para engenheiros.  Em cursos de pós-graduação na área de TI, mais da metade da classe é de profissionais que não são da área.

INFO – Em sua opinião, quais são as certificações mais importantes para a carreira do profissional de TI?

Dalton Gerth - As certificações mais cobiçadas são aquelas que poucos possuem.  Lógico, quanto menos pessoas tiverem determinada certificação, mas valiosa ela será.

A Microsoft, por exemplo, possui a certificação Máster, em que o aluno passa por um rigoroso teste e, se aprovado no programa, paga a quantia de US$ 18.500 (mais de 31 mil reais) para os custos das sessões, treinamento e provas que são oferecidos e aplicados na cidade de Redmond nos Estados Unidos.

Outro exemplo é o Certified Information Systems Security Professioinal (CISSP), que é um certificado internacional emitido pela Internacional Information Systems Security Certification Concortiun (ISC).

Dados de 2009 informam que o Brasil possui pouco mais de 200 profissionais certificados.

INFO – Quais certificações você recomendaria para o início de carreira?

Dalton Gerth - Infraestrutura e desenvolvimento são duas vertentes principais para quem está iniciando na carreira de certificações. Para quem deseja trabalhar com infraestrutura, as primeiras certificações são totalmente baseadas no produto Windows Server 2008 ou Open Source.

Em desenvolvimento, o correto é partir para as certificações focadas em linguagens como C# ou o VB.Net, Java ou ABAP/4.

INFO – E quais delas você avalia como menos urgentes para essa fase inicial do profissional?

Dalton Gerth - Os cursos de Project e de Project Server da Microsoft só são interessantes quando acompanhados de um curso voltado para a Certificação do PMI (Project Management Institute) ou algo similar.

INFO – Gostaria que explicasse as principais diferenças entre as certificações.

Dalton Gerth - No mundo Microsoft há quatro grandes grupos: Infraestrutura, Desenvolvimento, Banco de dados e Gerenciamento de Projetos.

Em Infraestrutura, os profissionais trabalham com suporte, sejam eles ligados a Sistemas Operacionais para desktop (Windows 7, XP e Vista) ou servidores (Windows Server 2003/2008), ou ainda com servidores com serviços específicos como Mensageria (Exchange), banco de dados (SQL Server) ou ainda Firewall (ForeFront TMG).

Já em Desenvolvimento, os programadores ou analista-desenvolvedores trabalham basicamente com ferramentas voltadas para o .Net Framework, em suas linguagens Visual Basic .Net ou C#, sejam em ambientes Windows, Web ou para dispositivos móveis.

O profissional que trabalha na área de banco de dados pode se especializar em Infraestrutura ou Desenvolvimento.

Ou seja, poderá ser um desenvolvedor em banco de dados (utilizando as melhores formas de selecionar, inserir, atualizar ou excluir registros), ou então voltadas mais para a administração (segurança, permissões e implantações) de servidores, banco de dados e tabelas.

Gerenciamento de Projetos é um curso voltado para quem já possui um bom conhecimento na rotina das melhores práticas de um Projeto.  Estes cursos não se destinam basicamente a iniciantes na área, mas a quem já possui um bom conhecimento prático da mesma.

INFO - Além da certificação e mesmo de curso superior, o que mais você recomenda em termos de qualificação para o profissional de TI?

Dalton Gerth - Muitos profissionais que conheço não possuem sequer a graduação. Outros, além de não possuírem graduação, também não são certificados.  E, mesmo assim, são profissionais que trabalham em tecnologia da informação.

Porém, o mais aconselhável é se capacitar porque o mercado está cada vez mais exigente. Além da graduação e das certificações, o inglês também é fundamental na área de TI, já que praticamente tudo é desenvolvido nessa língua.

INFO – Então, é imprescindível fluência em inglês para ter sucesso na carreira?

Dalton Gerth - Muitas empresas exigem fluência em inglês, mas nem todos os profissionais de TI utilizam o idioma no dia-a-dia. Muitos possuem um inglês técnico.

No caso do candidato que trabalha exclusivamente com suporte para outros países, é obrigatória, sim, a fluência no idioma. Inclusive, algumas empresas deixam bem claro quando esse requisito é obrigatório e informam os candidatos que as entrevistas serão realizadas em inglês.

Mas, para quem for um desenvolvedor ou trabalhar exclusivamente com suporte local para servidores de uma empresa, convenhamos que não é obrigatória a fluência em inglês.  Porém, eu como professor universitário, me irrito muito quando algum aluno fala “manêijer” (manager) ou “ênjáine”(engine) em vez da pronúncia correta.

INFO – Capacidade de comunicação é um fator importante para o sucesso profissional em TI?

Dalton Gerth - Faço questão de corrigir erros de português nas provas dissertativas dos meus alunos.

Também enfatizo a importância de ser desinibido ao falar em público.  De nada adianta ser ótimo profissionalmente, mas não conseguir fazer o seu marketing-pessoal e se comunicar.

Alguém contrataria um profissional, que comete erros crassos  de português? Ou quem fala "pobrema"?  Sempre tento passar este tipo de informação para os alunos.

INFO – Como você se sente sendo o profissional com o maior número de certificações da Microsoft no mundo?

Dalton Gerth - Em virtude desse número incomum de certificações [98], vivi muitas situações divertidas e constrangedoras. Tive contato com pessoas que me apoiaram e também com outras que tiveram inveja.

A verdade é que eu gosto do que faço e me dedico o máximo possível. É muito prazeroso passar conhecimento e experiência para outras pessoas. Fiquei muito contente quando o Sindpd me contratou para administrar a área técnica dos cursos que o sindicato oferece aos profissionais de TI.

INFO – Para os profissionais que ingressam no mercado, acha necessário que obtenham tantas certificações, como no seu caso, ou acha que eles devem ser mais seletivos, digamos?

Dalton Gerth - Existem poucos profissionais que possuem o conhecimento teórico e prático (hands on) de questões tão díspares na tecnologia a informação. Hoje em dia é difícil você encontrar alguém que tenha um perfil voltado tanto para infraestrutura quanto para desenvolvimento, banco de dados, gerenciamento de projetos e redes/roteamento.

Se alguém deseja ser desenvolvedor, o melhor é utilizar todos os recursos de uma determinada linguagem para depois se aventurar em outra área.

 

REF: http://info.abril.com.br/noticias/carreira/entrevistamos-o-maior-detentor-de-certificacoes-03012011-0.shl?2

Postar um comentário

Comente sem faltar com respeito - ;-)

Postagem Anterior Próxima Postagem