É realmente incrÃvel. Falamos e vivemos a tecnologia da Informação todos os dias, cada vez mais esfomeados por chips, games e soluções agregadas que esquecemos dos profissionais que fazem tudo isso acontecer.
O mercado de TI no Brasil esta cada vez com mais vagas de trabalho e cada vez menos gente capacitada para ocupar esses cargos.
Recebo em média mais de 50 oportunidades de vagas por mês, entre colegas de empresas, oportunidades por redes sociais e oportunidades especÃficas, e fico impressionado com a quantidade de profissionais sem o conhecimento mÃnimo para ocupar uma dessas posições.
É lógico analisar também o oposto, que seriam as colocações com super qualificação, querendo que a pessoa entenda de Infra, programação, banco de dados, toque gaita, guitarra e bumbo e ainda faça trico.
Vários canais de noticias já veiculam o obvio... estamos com falta de gente boa para trabalhar.
Mas afinal de quem seria a culpa?
Posso colocar as instituições de ensino com uma chaminé e sua enorme fábrica de diplomas? Ou ainda do profissional que procura emprego e não trabalho.
O mercado de TI, pede profissionais que tenham um mÃnimo de conhecimento com atualização constante, pois vivemos em um mundo que esta mudando seus conceitos e pensamentos mais rápido que um pulso elétrico em uma freqüência em MHz.
Hoje, diplomas e certificações são comprovantes importantes, mas não tiram o mérito do conhecimento e da experiência. Unir ambos em um mesmo local, é mais que exigência para alcançar o sucesso e um bom salário.
Enquanto existir essa enorme defasagem de conhecimento e preparação, não vejo com bons olhos o futuro do mercado de trabalho em TI no Brasil, mas a esperança é sempre bem vinda.