Seu PC com Win 7 não “dá boot”? Relaxe e siga essas orientações básicas.

Seu PC não “dá boot”

Quem não passou por essa situação, com toda certeza um dia vai acabar precisando de auxilio de um profissional da área. Porém o que poucas pessoas sabe, é que alguns erros, apesar do impacto que possam parecer ter, podem ser resolvidos com uma facilidade muito grande.

Se seu PC não carrega o Windows quando inicia, experimente “dar boot” a partir de um DVD do Windows 7 ou de um disco de recuperação. Use o mesmo disco que você usou para instalar o Windows 7, ou procure o “Disco de Sistema” entre os DVDs que vieram com seu computador. Se você não tiver nenhum deles à mão, pode pegar emprestado de um amigo.

Você pode também usar um outro computador com o Windows 7 e usá-lo para criar um disco de reparação do sistema (ou melhor: seja prevenido e faça isso em seu próprio PC antes que ele dê problema). Para isso, clique em Iniciar, digite “repara” no campo de texto e escolha o primeiro resultado no menu, chamado “Criar um Disco de Reparação do Sistema”. Siga as instruções na tela.

Se seu computador não inicializa a partir do CD/DVD, pode ser um problema com a ordem de boot. Acesse a BIOS e mude a ordem de boot para que o drive de CD/DVD apareça na lista antes do HD interno. Não posso dizer exatamente como fazer isso, já que varia de modelo para modelo, mas o manual do seu computador deve ter os passos necessários. Ou preste atenção à tela assim que liga o computador: geralmente há uma mensagem dizendo para pressionar uma certa tecla que quiser entrar no “setup”.

Mas se seu PC não dá nenhum sinal de vida quando você aperta o botão de força, ou começa a bipar desesperadamente logo em seguida, um disco de recuperação não vai ajudar. Isso é sinal de um problema de hardware. Se você não se sente à vontade em abrir o PC para tentar um diagnóstico, leve-o a um profissional.

Mas vamos assumir que o PC consegue inicializar a partir do CD. Neste caso, siga as informações na tela. Em breve o utilitário lhe dirá se há um problema e perguntará se você deseja corrigí-lo. Se ele não perguntar, ou se não encontrar nenhum problema, você verá um menu com múltiplas opções. Nesse caso vale a pena experimentar Startup Repair (Reparo da Inicialização) e System Restore (Restauração do Sistema).

Postar um comentário

Comente sem faltar com respeito - ;-)

Postagem Anterior Próxima Postagem