Camuflar arquivos em imagens. Protegendo ou furtando dados?





A arte de passar despercebido é algo que pode ser bem útil, quando temos administradores de redes relapsos ou desatentos, sem muito conhecimento de cultura digital.

Esconder dados em coisas que nem se imagina, é uma arte antiga, que podemos buscar desde a época das guerras com lanças, espadas e escudos.

A Esteganografia é um meio interessante de esconder informações importantes de olhos menos preparados.

A arte de esconder dados de olhos menos preparados evoluiu de tempos e tempos e não podia ficar fora do mundo digital. Dos tempos do citale, do código de Maria até a maquina enigma e da técnica do microponto, houve uma gigantesca evolução, mas podemos brincar com ferramentas prontas e colocar a prova toda a "segurança" de alguns departamentos.

Quando falamos de furto de dados e segurança da informação, até o mais singelo detalhe despercebido pode ser um alto risco para corporações e empresa.

Agora imagine a técnica de esconder dados confidenciais em uma assinatura padrão de e-mail que usa imagem como logo.

Pois é... isso é possível e qualquer internauta com um pouco mais de tempo livre e acesso ao Google pode se dar muito bem com o estudo de técnicas para esconder dados.

Usei um programa chamado Free File Camouflage, porém qualquer universitário com mais conhecimento e curiosidade pode criar programas mais elaborados e algoritmos mais complexos.



Como camuflar

Para camuflar seu arquivo, basta selecioná-lo na opção "Files to hide". Depois, escolha uma imagem para ocultar seu arquivo, definindo seu caminho na opção "Jpeg Image". Na opção "Image file to generate", você irá selecionar a imagem que irá conter o arquivo encriptado. Clique em "Camouflage" e pronto!

Nas opções do programa, você pode definir uma senha para o arquivo e até integrar o programa o menu de contexto do Windows Explorer.

Postar um comentário

Comente sem faltar com respeito - ;-)

Postagem Anterior Próxima Postagem