Tutorial: Configurando Regras de Filtragem de Conteúdo no SmarterMail Enterprise Edition 7.6
Autor: Eduardo Popovici
Nível: Fácil
Existem diversos servidores de mensageiria pelo mercado, e as regras de conteúdo geralmente valem para a maioria. Quando você pensa em contratar uma hospedagem que possua mensageiria compartilhada, é sempre interessante ver e validar a Filtragem de Conteúdo, pois é ela que pode eliminar ou minimizar o desconforto do recebimento de lixo eletrônico e Spam.
Mas vamos ao que interessa. Nem sempre teremos um gerenciador de e-mail a disposição, então devemos saber usar o Webmail e através dele fazer modificações de regras e alertas, para diminuir o espaço usado na nuvem e eliminar lixo eletrônico.
1) Quando você acessa seu Webmail, usando as permissões padrões como usuário, pode visualizar o simbolo de rodas dentadas do lado esquerdo da tela. Esse simbolo representa as configurações da sua conta de e-mail.
Marque a opção de Filtragem de Conteúdo, que fica item Regras.
2) Vamos criar uma regra de exemplo que seja executada quando chegar mensagem de um endereço específico ou que contenha uma determinada palavra no assunto. Essa regra fará com que a mensagem seja movida para a caixa de lixo eletrônico.
Para isso, marque a opção From specific addresses e Assunto e clique em Próximo.
3) Nessa tela você pode definir se a filtragem de conteúdo é válida para a soma das regras ou para qualquer uma delas em modo isolado.
Preencha os campos com o e-mail que será triado e com as palavras que devem ser consideradas. Eu usei apenas palavras que fazem do nosso dia a dia um inferno em questão de envio de mensagem em massa.
Faça as definições e clique em próximo.
4) Nessa tela você pode definir o que acontecerá com a mensagem, quando ocorrer qualquer uma das regras que definimos. Em nosso caso, faremos com que ela caia em lixo eletrônico, mas a regra poderia excluir diretamente a mensagem sem perguntar ou questionar. É muito útil quando temos certeza que um determinado e-mail só serve para lotar a caixa do usuário com lixo.
5) Depois de criar as regras, é possível visualizar e editar se necessário cada uma delas.
Lembrando que o Smartermail é compatível com diversos gerenciadores de e-mail, e as regras podem se acumular. Você pode usar regras de conteúdo dentro do Microsoft Outlook e usar regras mais criticas em seu Webmail.
Isso vai depender da estratégia que seu Administrador definiu, ou ainda que estratégia você como usuário poderá criar.
Para criar regras de conteúdo no Outlook, veja a tutorial deste blog.
Lembrando que sempre recomendamos um bom BKP das mensagens antes de efetuar qualquer teste.
Um grande abraço e sucesso a todos.