Amigos, usando um olhar mais critico em nosso mundo cada vez mais dinâmico e globalizado, notei que alguns assuntos são tão importantes e acabam sendo repetidos em alguns estudos de caso para as provas 70-680, 70-686 e 70-643 da Microsoft.
Implantar um servidor do zero hoje com o CD ou DVD do Windows já não é muito interessante para empresas que possam ter um parque de equipamentos com mais de 20 maquinas.
Seja com estações ou com servidores, alguns assuntos podem facilitar muito a vida de administradores de redes ou analistas de suporte.
Hoje vou comentar algumas das ferramentas técnicas que caem em diversas provas da Microsoft da série MCTS e que com toda certeza são pontos que devem ser trabalhados para facilitar a vida da corporação como um todo.
- Imagens WIN - Windows Imaging Format
- WPE - Windows Preinstallation Environment
- ImageX
- Windows System Image Manager
- Sysprep
- WDS - Windows Deployment Services
Existem programas de terceiros que facilitam toda a vida de administradores de sistemas, porém como nosso foco principal é o de atuar em ambientes Microsoft e principalmente, focar o estudo para as provas da certificação, ficarei focado no Windows e em suas ferramentas.
1. Windows Imaging Format
São arquivos de imagens do sistema operacional, seja Windows, Vista, Seven ou Server 2008. Essas imagens são compostas por arquivos de volume e não em meros dados baseados em setor.
Esses arquivos incluem metadados baseados em XML que descrevem os arquivos e diretórios que compõem cada uma das imagens criadas.
É possível otimizar, modificar ou complementar uma imagem do Windows. Isso significa que posso automatizar uma instalação e adicionar em uma mídia todas as atualizações, drivers adicionais e até programas.
2. WPE - Windows Preinstallation Environment
Essa é a ferramenta mais interessante que vi até agora, e muito útil, apesar de desconhecida para muitos. O Windows PE é uma versão leve e inicializável do Windows que você pode usar através de um CD, DVD, Pen Drive ou até de um compartilhamento de rede.
É o verdadeiro Windows de boot, que substitui o antigo e velho disco de boot do MS-Dos 6.22. O Windows PE é uma ferramenta que permite corrigir problemas do sistema operacional como arquivos corrompidos ou recuperação de dados em um disco (lembrando que não são todos os casos que é possível recuperação).
O Windows PE pode variar muito de tamanho porém sua instalação padrão é de 100 MB e após ser carregado para a RAM da maquina, passa a não depender mais do CD ou DVD que esta no driver.
Para poder usar o Windows PE, você vai precisar do Kit de automatização do Windows, também conhecido como WAIK. Recomendo o Download direto dos servidores da Microsoft, porem todo o processo de validação será feito. Se você não tiver o Windows Original, nada feito.
Abaixo seguem algumas telas da validação.
3. ImageX
O ImageX é uma ferramenta de linha de comando desenvolvida unicamente para capturar, modificar e aplicar imagens do Windows. E para os acostumados com telas gráficas, esta na hora de voltar aos comandos via prompt. Não existe uma forma simples de usar esse comando, então ai vai:
imagex [sinalizadores] {/append | /apply | /capture | /delete | /dir | /export | /info | /split | /mount | /mountrw | /unmount} [parâmetros]
A lista a seguir mostra a sintaxe válida usada para cada tipo de operação imagex.
- imagex /append caminho_da_imagem arquivo_de_imagem {"descrição"} {/boot | /check | /configarquivo.ini_de_configuração | /scroll | /verify}
- imagex /apply arquivo_de_imagem número_da_imagem nome_da_imagem caminho_da_imagem {/check | /ref | /scroll | /verify}
- imagex /capture caminho_da_imagem arquivo_de_imagem"nome" {"descrição"} {/boot | /check | /compress [tipo] | /config | /flags "ID_de_edição" | /norpfix | /scroll | /verify}
- imagex /delete arquivo_de_imagem número_da_imagem nome_da_imagem {/check}
- imagex /dir arquivo_de_imagem número_da_imagem nome_da_imagem
- imagex /export arquivo_orig número_orig nome_de_orig arquivo_de_dest nome_de_dest {/boot | /check | /compress [tipo] | /ref [splitwim.swm]}
- imagex /info arquivo_img[número_da_img | nome_da_img] [novo_nome] [nova_desc] {/boot | /check}
- imagex /mount arquivo_de_imagem número_da_imagem nome_da_imagem caminho_da_imagem {/check}
- imagex /mountrw arquivo_de_imagem número_da_imagem nome_da_imagem caminho_da_imagem {/check}
- imagex /split arquivo_de_imagem tamanho do arquivo_de_dest {/check}
- imagex /unmount caminho_da_imagem {/commit}
Recomendo algumas horas brincando com esse comando para desenvolver o raciocínio. A biblioteca da Microsoft tem muitos exemplos bons do uso do comando e em próximos posts, farei um passo a passo bem detalhado do ImageX.
4. Windows System Image Manager
Essa ferramenta é usada para criarmos arquivos de resposta para instalações desassistidas ou parcialmente desassistidas. Com ela é possível criar um arquivo de resposta com dados de usuário, serial do windows, configurações de domínio e o que mais precisarmos para tirar essa tarefa do usuário.
É possível incluir também o particionamento e formatação de um disco dentro do arquivo de resposta. Isso é muito útil se por padrão a empresa costuma manter uma unidade C:\ para o sistema e uma unidade J:\ para os arquivos e documentos gerados pelo usuário.
É também útil para configurar pré instalações de aplicativos de terceiros, programas gráficos, jogos, drivers de dispositivos e pacotes de atualização e idiomas.
Essa solução substituiu o Setup Manager usada nas versões anteriores do Windows.
O importante em se lembrar sobre o Windows SIM é que você precisa recriar o arquivo de catalogo associado a uma imagem do Windows sempre que essa imagem for atualizada. O Windows SIM usa arquivos de catalogo (.clg) com as imagens WIN para exibir os componentes e pacotes.
5. Sysprep
O sysprep é uma ferramenta antiga e já conhecida pelos Administradores do Windows. Sua função princpal é a de generalizar uma instalação, removendo as unicidades de uma imagem. Ele basicamente remove configurações associadas ao equipamento, como por exemplo o endereço IP estático, caso exista, evitando que ao ser adicionada em uma rede, gere um conflito de IPs (dois equipamentos com o mesmo IP dentro da mesma rede).
É bom saber que o sysprep é encontrado em %systemroot%\system32\sysprep . Lembre bem do caminho do sysprep, pois apesar de achar muito difícil de cair na prova, é uma pegadinha possível.
6. WDS - Windows Deployment Services
O Windows Deployment Services é uma solução diferente das outras, sendo bem mais gerenciável e escalável. Muito mais útil que deixar um arquivo de imagem compartilhado pela rede.
Ele permite que um usuário final sem nenhuma experiência técnica, ligue um computador recém tirado da caixa e sem sistema operacional e faça a instalação com apenas um click em um menu que é apresentado.
Ok, estou deixando o mundo perfeito de mais para meu usuário, e para os analistas, será complexo criar esse ambiente, mas acredite, vale a pena para otimizar o tempo de suporte do cliente interno da empresa. A redução do TCO é enorme.
O que você precisar lembrar para a vida e para a prova é que existem requisitos mínimos para o equipamento cliente e para o servidor que são críticos para o funcionamento da ferramenta.
A estação do usuário deve dar suporte a inicialização PXE, e geralmente deve receber a configuração manualmente diretamente pela BIOS.
Sua estrutura de rede, deve ter ativa os seguintes requisitos:
- Servidor com o WDS instalado
- AD - Active Directory devidamente configurado
- Servidor DNS ativo
- Servidor DHCP ativo
- Um volume NTFS
- Uma conexão estável de alta velocidade
Acredito que o conceito de DNS e DHCP esteja claro para você leitor, e caso não estejam, recomendo uma boa lida no material disponível pela internet. Esse conceito é fundamental para a certificação e para configurações dos servidores.
Bom... espero ter ajudado a entender os conceitos básicos. O assunto de cada uma das ferramentas é muito amplo e exige carinho com a leitura e dedicação com as atividades práticas, porém se este post ajudar você a entender basicamente para que serve cada uma delas, já me posso dizer que cumpriu seu papel.
Lembre-se que a certificação não diz quem são os melhores, nem quem são os piores, ela apenas certifica o profissional em determinada solução, sendo considerada um diferencial. Ela ajuda com que você se destaque da multidão. Muitos colegas detestam certificações, outros são apaixonados por elas, eu realmente gosto de estudar e testar meu conhecimento.
Desejo sucesso a todos.
Att
Eduardo Popovici