Use uma Pendrive como memória RAM com o ReadyBoost do Windows 7



Hoje vamos falar de uma ferramenta muito útil para NetBooks e equipamentos que precisam usar o Windows 7 e não possuem uma expansão de hardware de grandes proporções.

Imagine que seu equipamento precisa urgentemente de memória RAM, pois os sofríveis 2GB já não dão mais conta.

Por vários motivos como problemas financeiros ou até mesmo indisponibilidade do próprio Hardware, acabamos trabalhando com performance reduzida.

A partir do Windows Vista e agora com aprimoramento no Windows 7, podemos usar uma ferramenta chamada ReadBoost, que transforma unidades externar como Pendrives em unidades de cache externo, que trocando em miúdos nada mais é que usar dispositivos externos como memória adicional.

Não fique muito animado achando que vai conseguir adicionar 120GB em modo ReadBoost rs... pois essa ferramenta tem pontos fortes, pontos fracos e limitações.

Bom... vamos falar da disponibilidade da ferramenta. Todos que trabalham com a área técnica sabem que as ferramentas da Microsoft podem estar ativas ou não, dependendo da versão do Windows. O Windows 7 Starter não tem todas as ferramentas que uma versão Ultimate, por exemplo.

Isso não é novidade para quem trabalha com suporte Microsoft, porém pode soar estranho para quem começa a desvendar os mistérios do Windows.

Bom, vamos começar...

Usei um NetBook com processador Atom, com 2GB de RAM DDR3 e Windows 7 Starter Edition. Então podemos entender que o ReadyBoost funciona na versão mais simples que é a Starter até a mais completa que é a Ultimate.

Processador Atom N450 - Pineview-N

Para acionar o ReadyBost é fácil, porém algumas observações devem ser consideradas com muito cuidado, pois a chance de você perder os dados da Pendrive é grande.

Recomendações: 
Use uma Pendrive vazia, pois como será usada para constante leitura e escrita em forma de cache, a chance de corrompimento e perda de dados é grande.
Nos testes que efetuei, acabei queimando 2 Pendrives que vieram da China (aquelas super baratinhas), porém quando usei uma SanDisk de 4 GB e uma Kingston de 4GB antiguinha... não tive problemas.
A qualidade das Pendrives é fator critico de sucesso para uso desse recurso.

Vá até o meu computador e clique com o botão direito na Pendrive. Vá até propriedades e veja que existe uma guia chamada de ReadyBoost.

ReadyBoost

Perceba que podemos escolher um tamanho e dedicar o dispositivo ou não para o ReadyBoost. Pelos testes que fiz e pela lógica, é mais interessante dedicar o dispositivo para uso do Cache.

Depois de ativar o recurso o Windows 7 cria um arquivo dentro da Pendrive no exato tamanho. No meu caso usei uma Pendrive de 4GB. Nesse momento a pessoa se empolga e adiciona um HD externo de 120GB e quando aciona o ReadyBoost... apenas 4GB foram ativados como cache. Foi uma pequena e curiosa decepção, mas lendo em fóruns percebi que existem diversas ferramentas de terceiros que quebram os limites dessa ferramenta, mas como esse tópico é apenas para informar o básico, vamos nos concentrar no que interessa.

Arquivo de Cache

Veja pela imagem do arquivo de cache que existem dados na pendrive e o recurso foi ativado sem problemas, porém lembrem que a chance de perda de dados nesse caso existe.

O mais interessante é que quando você ativa esse recurso, não aparece a adição dessa memória adicional em nenhuma parte do sistema, porém a performance aumenta muito. Pelo menos senti muita diferença no equipamento que usei.

Tela padrão de Recursos do Windows (2GB RAM)


Monitor de Performance do Windows (Perfmon)

Fiz um teste básico com algumas aplicações como Word, Excel e Photoshop CS5 (sim eu consegui abrir e usar o Photoshop CS5 em um netbook com monitor de 10 polegadas e 2GB de RAM).

No antes e depois a diferença brutal foi quando usei o Photoshop CS5 (eu realmente já esperava por isso).

Em resumo, é uma excelente alternativa de emergência e recomendo que você faça muitos testes para pegar os detalhes de performance e desempenho.

Grande abraço e muito sucesso a todos.




1 Comentários

Comente sem faltar com respeito - ;-)

Postagem Anterior Próxima Postagem