Fizemos alguns testes com o novo Windows 8 em sua versão .ISO em maquina virtual. Apesar da aparência renovada e performance impressionante, ainda assim a configuração mínima exigida é igual e em alguns momentos deve ser maior que a do Windows 7. Lembrando que o mínimo necessário para a instalação não tem muito a ver com o uso baseado em performance.
Vale a pena dar uma boa olhada e conferir todos os recursos desse novo e interessante sistema operacional, lembrando que somente poderemos falar realmente sobre ele quando sair a versão final.
Corre ainda boatos por vários blogs que a Microsoft revelou os planos de atualização para o Windows 8 para seus parceiros. De acordo com Mary Jo Foley, blogueira especializada em produtos da Microsoft, fontes próximas à empresa afirmaram que, assim como nas versões anteriores do Windows, será possível instalar o novo sistema mantendo configurações e arquivos pessoais.
Os usuários do Windows 7 podem realizar a atualização para as três edições do Windows 8, conforme as seguintes regras:
- Para o Windows 8, a partir do Windows 7 Starter, Windows 7 Home Basic e Windows 7 Home Premium. Configurações do sistema, arquivos pessoais e aplicativos podem ser mantidos;
- Para o Windows 8 Pro a partir do Windows 7 Starter, Windows 7 Home Basic, Windows 7 Home Premium, Windows 7 Professional e Windows 7 Ultimate. Configurações do sistema, arquivos pessoais e aplicativos podem ser mantidos;
- Para o Windows 8 Enterprise (vendido somente em licenciamento por volume) a partir do Windows 7 Professional e Windows 7 Enterprise . Configurações do sistema, arquivos pessoais e aplicativos podem ser mantidos.
A atualização também pode ser feita a partir do Windows Vista e Windows XP. Usuários de Windows Vista sem Service Pack 1 e Windows XP com Service Pack 3 podem manter apenas arquivos pessoais, como músicas, fotos e vídeos. No Windows Vista com Service Pack 1, as configurações do sistema também podem ser migradas para o Windows 8. Algumas limitações também foram mantidas: não é possível fazer uma atualização para o Windows 8 com idioma ou arquitetura diferente do sistema anterior.
O mais interessante (para os analistas e fans de provas), é que a prova beta para MCTS do Windows 8 já esta disponível com o código 071-687 Configuring Windows 8, com idioma Inglês e pagamento em dois modos de moeda (ultima validação em 01/07/2012).
Requisitos atuais do Windows 8 Release Preview
O Windows 8 Release Preview funciona muito bem no mesmo hardware que executa o Windows 7:
- Processador: 1 gigahertz (GHz) ou mais rápido com suporte a PAE, NX e SSE2
- RAM: 1 gigabyte (GB) (32 bits) ou 2 GB (64 bits)
- Espaço no disco rígido: 16 GB (32 bits) ou 20 GB (64 bits)
- Dispositivo gráfico Microsoft DirectX 9 ou superior
- Para utilizar a interface touch, é preciso ter um tablet ou monitor touch.
- Para acessar a Windows Store e para baixar e executar aplicativos, é preciso ter acesso à Internet e uma resolução de tela mínima de 1024 x 768.
- Para ajustar aplicativos, é preciso ter uma resolução de tela mínima de 1366 x 768.
- A inicialização protegida requer um firmware que dê suporte à UEFI v2.3.1 Errata B e tenha a Autoridade de Certificação do Microsoft Windows no banco de dados de assinaturas da UEFI.
Para fazer download da ISO pela Microsoft, use o site oficial e evite os servidores alternativos de download. http://windows.microsoft.com/pt-br/windows-8/iso