Office Starter Editidon, é de graça ou não é? Como funciona?


Documento: Informativo
Objetivo: Licenças Microsoft
Organização: Produtos Microsoft
Autor: Eduardo Popovici

Leio muitos fóruns e vejo o pessoal com dúvidas, principalmente na questão de redução de custos para estações de trabalho. 

Erradamente as pessoas que tomam as decisões optam por sites de download ou pela não legalização de licenças, o que complica a longo prazo, e o mais comum e utilizado produto é o bom e velho Office da Microsoft.

Muita gente não sabe a diferença básica entre os tipos de licenciamento e principalmente sobre a versão Starter do Office. 

A nova versão do Office Starter Edition tem a vantagem de ser de uso permanente, ao contrário do produto anterior, que também vinha pré-instalado em equipamentos novos de alguns fabricantes, e que possuíam um prazo de utilização de apenas 60 dias, caso não houvesse a aquisição de licença.

A pequena desvantagem é que o Word e o Excel instalados nesta versão possuem algumas limitações e na sua utilização aparecem propagandas no seu lado direito da tela. Afinal nada é 100% de graça, e nada mais justo que você poder usar versões básicas dos softwares e ler propagandas.

Propaganda do lado direito da tela


A guia dados não aparece na versão Starter do Excel


Dai vamos ficar felizes e procurar para baixar essa versão simplificada do Microsoft Office, que deve atender maravilhosamente bem meu usuário. Bom é hora de cair uma "ficha" importante que não te falaram antes.

A Microsoft não disponibiliza oficialmente esta versão para ser instalada em qualquer equipamento, somente para alguns fabricantes de hardware, apesar de alguns sites não autorizados já terem o produto para download.

Para ajudar a Microsoft tem um site só com perguntas e respostas sobre o Microsoft Office e recomendo uma boa leitura. Link: http://office.microsoft.com/pt-br/products/office-2010-frequently-asked-questions-HA101674631.aspx 

Tem ainda um site direcionado para licenças incluindo a questão de gratuitas. Que é interessante para qualquer bom administrador de empresas e redes, afinal ninguém quer ser pego pela ABES e tomar um prejuízo com valores que não planejou (Legalização de Software e Multa).


TIPOS DE LICENÇAS - BÁSICAS

Basicamente a Microsoft (até agora pelo menos), disponibiliza basicamente 03 tipos de licenças de instalação. Mas logicamente isso é básico e não atende questões mais direcionadas a Clod Computing e serviços mais específicos, então é sempre bom consultar o catalogo de licenças do produto que esta adquirindo.

Licenciamento de Caixa (Full Packaged Product - FPP)
Essas licenças trazem em uma única caixa (daí seu nome) a licença, os direitos de uso / instalação e documentação. A instalação deste software é permitida em um único computador. Licenças na caixa são adequadas para microempresas, com um a três computadores e estão disponíveis em vários distribuidores especializados, lojas on-line ou varejo.

Software pré-instalado em um computador (OEM - original Equipment Manufacturer)
Com este modo de aquisição, você tem software ou produtos da Microsoft pré-instalados quando você compra um computador ou um servidor. Assim, o hardware é fornecido com uma ou mais licenças individuais. Atenção: esta licença está ligada à máquina e não pode ser reinstalada em outra máquina. É necessário comprar outra licença quando o computador ou o servidor é substituído.

Licenciamento por volume
Para empresas que requerem o uso de cinco ou mais softwares, a Microsoft oferece contratos de licenciamento chamados licenciamento por volume. Nossos programas de licença de volume são feitos para corresponder exatamente às necessidades, bem como todos os tipos de organizações. Através de programas de licenciamento por volume da Microsoft, as empresas – da pequena empresa a multinacionais - podem obter licenças para seu software Microsoft de forma simples e econômica. Os programas de licenciamento por volume da Microsoft oferecem vantagens de custo, para facilitar o gerenciamento de softwares e têm o direito de utilização mais flexível do que outros modos de aquisição. Este tipo de programa também oferece a opção de comprar ou alugar suas licenças.


Todo cuidado é pouco quando falamos de licenciamento então boa sorte e sucesso.

Lembre-se que todo custo a longo prazo é mais tenso que a curto prazo, então melhor pagar R$ 400,00 por estação a mais pelo Office que depois ter que regularizar 200 maquinas ao custo de 80 mil reais ou mais (dependendo do tipo de licenciamento).

Grande abraço a todos e sucesso.

Att
Eduardo Popovici





Postar um comentário

Comente sem faltar com respeito - ;-)

Postagem Anterior Próxima Postagem