Instalação passo a passo do Windows 10



É hora de configurar essa nova versão do sistema operacional da Microsoft. A principio parece apenas uma atualização do Windows 8.1, mas olhando mais a fundo é possível notar uma sensível mudança no padrão de trabalho e na estratégia assimilada pela Microsoft. As coisas mudaram. Uma das maiores mudanças (em meu ponto de vista singular), foi a mudança da forma com que a Microsoft efetua o licenciamento do Windows. A partir de agora o Windows é licenciado por usuários e não por hardware instalado. Não entrarei em detalhes nesta questão, mas posso indicar este canal oficial da Microsoft com o MVA sobre o assunto.

Link: MVA Windows 10
http://www.microsoftvirtualacademy.com/training-courses/novidades-de-windows-10-do-evento-ignite?m=27351

O Windows 10 não recebeu grandes novidades em seu formato de instalação, seguindo a mesma linha de raciocínio de seus antecessores, o Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1. A primeira tela com a escolha da linguagem do sistema operacional, com o time zone e configurações de teclado, conforme demonstrado a seguir. É importante lembrar que é possível efetuar o Download do arquivo .ISO para conhecer o Windows 10 pelo site http://windows.microsoft.com/pt-br/windows/preview-iso
, efetuando a instalação com a chave Chave de ativação 6P99N-YF42M-TPGBG-9VMJP-YKHCF (fornecida pela própria Microsoft) em seu canal oficial.



A próxima tela disponibiliza apenas duas opções, sendo a primeira com o botão Install, no centro da tela e a segunda opção Repair your Computer, utilizado para manutenções mais específicas e modo de recuperação de desastres. Esta opção chamada Repair your Computer é velha conhecida dos estudantes de Windows 7 e Windows 8.



Após clicar em Install Now será necessário aceitar os termos de uso e licença. Marque a opção “I accept the licence terms” () e pressione o botão Next para prosseguir. A próxima figura demonstra a tela do termo de aceite.



Nesta próxima tela é possível escolher entre a primeira opção, indicada para efetuar o Upgrade do Windows e a segunda opção (recomendado inclusive), para a instalação customizada. Clique na segunda opção.



Nesta próxima tela é possível particionar o disco. Em meu exemplo apenas escolhe o disco disponível e pressionei o botão Next.



Após pressionar o botão Next, aguarde até que seja efetuado a cópia dos arquivos para seu computador ou dispositivo de hardware.



Após a instalação será possível entrar com as configurações iniciais do Windows como o usuário e senha do sistema. É possível personalizar configurações pelo botão Customize ou utilizar configurações expressas com o o Use express settings. Clique em Use Express Settings.



A próxima figura demonstra a adição de um nome de usuário e senha para o usuário local, lembrando que a Microsoft manteve a opção de conexão de seu usuário pela nuvem. Recomendo sempre que você utilize senhas seguras e complexas, com um grau de mudança periódica, ou seja, mude sempre sua senha. 



Aqui inicia realmente a configuração do Windows de sua área de trabalho. Aguarde até que o Windows finalize a configuração de sua área de trabalho. Aqui serão apresentadas diversas frases introdutórias informando seu usuário do processo de finalização de configurações. 



A próxima figura demonstra o Windows 10 já instalado e funcionando. Particularmente achei muito interessante o visual com cores azuis claras, buscando uma sensações mais tranquilas dos usuários. Note que a área de trabalho apresenta o botão iniciar (e funciona como deveria).



Obs.: Assim que tivermos noticias sobre a prova oficial do Windows 10, começaremos a desenvolver conteúdo direcionado. Ainda este ano pretendemos lançar um livro completo para usuários e para o próximo ano um livro para especialistas.


1 Comentários

Comente sem faltar com respeito - ;-)

Postagem Anterior Próxima Postagem