Amigos, um ótimo dia a todos.
Tenho recebido algumas solicitações por parte de amigos e aluno, sobre a mudança de localidade da pasta padrão de criação de usuários em um servidor ou estação de trabalho. Bom, não recomendo essa mudança, por motivos óbvios, mas tenho certeza que alguns especialistas precisam dessa informação. Segue aqui um passo a passo de como efetuar essa mudança.
Acredito fortemente que o conhecimento sobre sistemas operacionais ainda é chave para grande parte das customizações de uma empresa em relação a suas estações de trabalho e servidores. Este padrão é antigo e portanto compatível com diversas versões e edições do Windows Server e estações de clientes.
IMPORTANTE
Será necessário alterar as chaves de registro do Windows, portanto antes de efetuar tais configurações, recomendo um backup e uma janela de manutenção.
1. Abra o Regedit de seu servidor, através do executar;
2. Procure a chave:
HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\ProfileList
Por padrão do sistema operacional Windows o local de armazenamento das pastas relacionadas aos perfis dos usuários é definido pela chave ProfilesDirectory. Notem que outros itens podem ser facilmente modificados por esta chave de registro tais como as pastas padrões ProgramData, Default e User\Public.
Por padrão do sistema operacional Windows o local de armazenamento das pastas relacionadas aos perfis dos usuários é definido pela chave ProfilesDirectory (que fica em %systemDrive%). Basta alterar o caminho dessa chame, para por exemplo E:\HTBRAZ\Usuarios.
É importante citar aqui que esta mudança não move os usuários já existentes para a pasta criada. Para efetuar esse processo, será necessário utilizar o comando:
mklink /d c:\Users\PastaDoUsuario e:\HTBRAZ\Usuarios\PastaDoUsuario
A ferramenta de linha decomando mklink é utilizado para montar (ou remontar), um link simbólico entre itens do sistema. Entre seus parametros podemos encontrar:
/d --> Cria um link simbólico do diretório. Por padrão, o mklink cria um link simbólico do arquivo.
/h --> Cria um vínculo real em vez de um vínculo simbólico.
/j --> Cria uma junção de diretório.
/? --> Exibe a Ajuda no prompt de comando.
Sua sintaxe de utilização é: MKLINK [[/d] | [/h] | [/j]] <Link><Target>
Obs.: Lembre-se que controladores de domínio não possuem por padrão contas locais.