Durante o treinamento de colegas e alunos para a certificação MCSA e MCSE, é comum trabalhar com panoramas fáceis e controlados, onde um Servidor esta plenamente atualizado e todas as estações de trabalho estão com sua versão mais atual, porém a vida real não permite exatamente esse contexto.
Muitas vezes as empresas se seguram com o que podem e só trocam sistemas operacionais de clientes e servidores somente quando realmente existe a necessidade, seja pela perda de suporte de uma determinada ferramenta ou ainda por uma renovação forçada de troca de tecnologia para adequação em alguma norma. Não é comum trocar o sistema operacional do servidor que esta com o AD em atividade, por exemplo.
Atuo como consultor para algumas diversas empresas de São Paulo e notei que em muitos casos temos em operação servidores com Windows NT e Windows 2000. Se em pleno ano de 2014, já quase 2015 tinhamos servidores com sistema tão antiquado, imagine o processo para se atualizar para Windows 2012 R2. Muitas vezes o que leva aos empresários manter um servidor com sistema operacional antigo ainda em produção é a necessidade de uma determinada ferramenta, ou ainda um parque de máquinas muito antigo.
Como o meu foco tem sido o trabalho com Windows Server 2012 e 2012 R2, me atrevo a aplicar o conhecimento adquirido em consultorias e literatura técnica para escrever sobre o assunto, procurando unicamente facilitar vida de quem se propõe a implementar algo relacionado a Microsoft. Este tutorial permite a você criar políticas de grupos que aderem somente a um determinado requisito, como por exemplo uma quantidade de Disco ou ainda uso de Processamento.
Imagine que você precise copiar um determinado conteúdo para uma estação de trabalho somente se houver espaço em disco. Com sistemas operacionais mais antigos como o Windows 2000 era necessário um bom conhecimento relacionado a hardware e programação, porém com o Windows Server 2012 e 2012 R2 esta tarefa se tornou mais simples e tranquila.
Como você pode ver, a imagem abaixo permite visualizar uma GPO que fará com que um determinado grupo de computadores receba uma pasta com o nome de Itens do Edu.
Ao clicar com o botão direito do mouse sobre este detalhe de configuração, exatamente nas propriedades, encontramos a guia chamada Comum, e nela o direcionamento de Nível de Item. É exatamente neste ponto que podemos definir uma regra adicional para o equipamento que receberá a criação da pasta Itens do Edu, conforme nosso exemplo. Em meu caso farei um critério dizendo que somente computadores com 80 GB de espaço livre em disco, sendo somente em S:\, possa receber a criação da pasta Itens do Edu.
Trabalhar com um parques de máquinas muito antigo exige muitas vezes a adaptação das políticas de grupo, evitando que algum equipamento pare de funcionar. Imagine que você precisa copiar o conteúdo de uma pasta em seu servidor com cerca de 10 GB para um determinado número de estações de trabalho mas alguns dos equipamentos possuem apenas 5 GB de espaço livre. É possível definir aqui que a cópia só ocorra caso existe um mínimo necessário disponível, evitando o travamento do equipamento.
Recomendo a visualização do vídeo do Jordano Mazzoni:
Obs.: Este detalhe é de extrema importância para a prova 70-411 relacionada ao MCSA do Windows Server 2012 e 2012 R2, portanto conhecer a necessidade e aplicação prática deste contexto é de extrema importância.
Fala Edu, beleza?
ResponderExcluirNo 3º parágrafo acho que você se confundiu no ano hehehe
"...Se em pleno ano de 2014, já quase 2015 temos servidores..."
Abraço
auahuaha man... a afirmação esta no passado ... "tínhamos servidores"
Excluir