Para este mês de Maio, nós do grupo MTI, preparamos bastante conteúdo de qualidade sobre o Hyper-V da Microsoft. Nos tempos de hoje, tanto nas empresas quanto em universidades e faculdades, muito se fala sobre virtualização e seu conceito de base, seja ela para usuários finais que descobriram uma forma de acessar seus jogos antigos através de uma máquina virtual com um sistema mais antigo, ou até mesmo empresas que pretendem diminuir a utilização de espaço fÃsico e melhorar o uso do hardware através de um dimensionamento aprimorado.
Falar de virtualização não é exatamente uma novidade, porém vejo que a Microsoft vem fazendo muito bem a lição de casa e cada vez mais torna sua criação mais flexÃvel e interessante. O Hyper-V Server 2012 R2 é um sistema operacional criado para cuidar exclusivamente de máquinas virtuais e ambientes virtualizados, e acredite, é totalmente grátis. Você precisa apenas possui o licenciamento das máquinas que serão instaladas neste poderoso servidor. Seus concorrentes diretos hoje (segundo o Gartner), é a VMWare e o XenServer.
Veja também nosso vÃdeo passo a passo de como configurar um ambiente de estudos para o MCSA do Windows Server 2012 R2. Para tratar os cmdlets do Hyper-V, continue lendo esta postagem.
O Gráfico abaixo, disponibilizado pelo próprio Gartner através de seu site, demonstra exatamente a evolução de cada fabricante pelo mundo da virtualização no ano de 2010 até 2014. Isso demonstra a força e investimento da Microsoft para maturar essa fantástica ferramenta chamada Hyper-V.
Cada solução possui diversas vantagens e desvantagens, que não serão comentadas aqui pois nosso foco agora é atuar com os cmdlets de administração do Windows Hyper-V Server 2012 R2. Nesta postagem faremos um apanhado geral através das linhas de comando do PowerShell, permitindo conhecer cada vez mais esta excelente ferramenta.
É interessante lembrar que o Hyper-V esta presente no Windows 8, Windows 8.1 e Windows 10. Sua instalação esta nativa pelo painel de controle desde que seus requisitos sejam contemplados.
Antes de iniciar o trabalho com o Hyper-V, é interessante configurar o servidor com um hostname, um endereçamento IP e o tipo de rede que possui (Workgroup ou domÃnio). Use o comando sconfig para efetuar tais configurações de modo rápido e eficiente. A próxima figura demonstra a tela de configuração do servidor pela ferramenta sconfig.
Alguns cmdlets do PowerShell para o Hyper-V
Instala o Hyper-V e reinicia o servidor
Install-WindowsFeature Hyper-V –Restart
Mostra todos os cmdlets relacionados ao Hyper-V
Get-Command –Module Hyper-V
Criar máquinas virtuais
New-VM –Name “Debian Lenny” –MemoryStartupByes 512MB –NewVHDPath C:\VM\ubuntu1004.vhdx –NewVHDSizeBytes 10GB
Para criar um disco VHD
New-VHD –Path C:VMDisk2.vhdx –Fixed –SizeBytes 10GB
Obs: Após a execução do comando, é iniciado o processo de criação, que pode demorar um pouco dependendo muito da máquina host. Em um notebook com 16GB RAM e processador I7, levou cerca de 4 minutos para criar um VHDX de 10GB.
Criar uma nova VM fazendo referência a um VHDX já existente
New-VM –Name “AD_2012” –MemoryStartupBytes 512MB –VHDPath C:VMDisk2.vhdx
Iniciar uma VM
Start-VM –Name “Windows 10”
Aqui veremos quais maquinas virtuais temos disponÃvel
Get-VM
É possÃvel ainda buscar informações de uma determinada máquina virtual com o comando:
get-vm -Name "AD_2012"
Para parar uma VM
Stop-VM –Name “Ubuntu Server 2”
Para listar os adaptadores de rede disponÃveis
Get-NetAdapter
Para criar um Switch virtual em modo Privado
New-VMSwitch –Name “VMNetwork” –SwitchType Private
Para remover uma máquina virtual
Remove-VM –Name “Ubuntu 10.04”
Espero que tenham gostado.
Grande abraço e muito sucesso a todos.
Acesse também nosso treinamento gratuito, com certificado, ensinando a montar um ambiente de estudos para o MCSA do Windows Server 2012 R2.