Neste post faremos uma passagem rápida sobre o Hyper-V Réplica do Windows Server 2012 R2. O recurso de réplica do Hyper-V 3.0 pelo Windows Server 2012 e 2012 R2, é algo relativamente novo e permite replicar uma máquina virtual, em vez de movê-la para outro host, e sincronizar todas as alterações da máquina virtual do host primário para o host que contém a réplica.
Não é considerado um recurso de alta disponibilidade mas sim um recurso de aumento de resiliência de um ambiente. Podemos utilizar a réplica de máquinas virtuais para situações de recuperação de desastres com um grande facilidade.
Outro ponto forte desta atividade envolve a migração de máquinas virtuais entre servidores para substituição de hardware mais antigo. Em destaque para este post, temos 4 itens:
- Cópia atualizada de uma máquina virtual
- Permite que você tenha duas instâncias de uma única máquina virtual em hosts diferentes: uma como cópia principal (viva) e outra como réplica (off-line).
- Essas cópias são sincronizadas, e você pode executar o failover a qualquer momento.
- Por padrão as réplicas do Hyper-V são atualizadas a cada 5 minutos através de um processo de sincronização. Isso pode ser alterado.