Mantenha o Hyper-V e o VMWare instalados no mesmo equipamento Host (Lab do Popovici)


Costumo dizer que nada é impossível, e que quando alguém diz que não é, o motivo pode ser bem simples, ou a pessoa que disse ser impossível não sabe efetuar a tarefa, ou simplesmente é caro demais para tentar, e a resposta é dada de forma minimalista para encerrar o assunto.

A ideia é quebrar esse paradigma de que não se pode ter na mesma máquina instalado o VMWare e o Hyper-V. Oficialmente a documentação oficial de ambos diz que é recomendável não efetuar esse processo, porém nada impede que em notebooks e servidores utilizados para laboratórios não se possa criar a configuração.

Abra o prompt de comando em modo de administrador e digite o seguinte comando: 

bcdedit /copy {current} /d "Server Hyper-V OFF"



Será exibido a {guid}, que é algo parecido com {a7dd9b2d-1218-11e6-8257-5ce0c56b40a3}. Copie essa guid e substitua no comando abaixo, digitando a seguinte sequencia (não esqueça de pressionar a tecla enter após a digitação):

bcdedit /set {guid} hypervisorlaunchtype off

A ferramenta de linha de comando bcdedit é uma velha conhecida dos MCTS, e aparece em diversas provas de certificação, incluindo o MCSA do Windows 7. Uma de suas atividades nativas, é a de criar entradas de boot no sistema. Geralmente o que fazemos é criar níveis de boot para sistemas secundários em uma partição, mas nada impede que seja criado duas entradas de boot, onde uma inicia o sistema com os componentes do VMWare iniciados e outra com os componentes do Hyper-V iniciados. Este processo cria duas entradas de boot para a mesma partição, isso significa que nenhuma configuração, personalização ou arquivo será modificado. 

É como se tivéssemos duas portas para o mesmo destino. O que difere é que na linha de entrada que criamos com a cópia do atual, irá aparecer logo nas opções de boot do host nomeada nesse caso como "Server Hyper-V OFF" ira ser iniciada sem a feature de Hypervisor habilitada possibilitando a instalação execução e testes do ambiente VMWare dentro do host com Hyper-V. Abaixo tem o print do meu Desktop, com as máquinas em funcionamento e ambos os Hypervisores instalados.


É importante lembrar que não recomendo manter em produção ambos os Hypervisores, pois como você deve imaginar, haverá uma disputa nada saudável pelo hardware de seu servidor ou estação de trabalho, ocasionando em travamentos, desgastes e interrupção do serviço. Porém como curiosidade e laboratório prático, é uma excelente forma de passar o tempo.

Após reiniciar seu computador, será apresentado a seguinte tela durante o boot do Windows. Se você escolher o boot pelo Server Hyper-V OFF poderá instalar tranquilamente o VMWare sem desinstalar seu Hyper-V.



Obs.: A ferramenta BCDEdit é a principal ferramenta para edição de configuração de inicialização que veio a partir do Windows Vista, atendendo também versões posteriores do Windows como Windows 7, Windows 8 e Windows 10 (além de toda a família de servidores). O BCDEdit é fornecido a partir da pasta %WINDIR%\System32. É nessa pasta que fica essa ferramenta de linha de comando. O BCDEdit é limitado aos tipos de dados padrão e foi projetado principalmente para executar alterações comuns e únicas no BCD. 





1 Comentários

Comente sem faltar com respeito - ;-)

Postagem Anterior Próxima Postagem