Importante:
O Windows PowerShell Web Access permite que usuários remotos acessem computadores em sua organização usando o Usando o Windows PowerShell em um navegador da Web. Embora o Windows PowerShell Web Access seja uma ferramenta de gerenciamento avançada e conveniente, o acesso baseado na Web impõe riscos à segurança e deve ser configurado da maneira mais segura possível. Recomendamos que os administradores que configuram o gateway do Windows PowerShell Web Access usem as camadas de segurança disponíveis, as regras de autorização baseada em cmdlets incluídas no Windows PowerShell Web Access e as camadas de segurança disponíveis no Servidor Web (IIS) e em aplicativos de terceiros.
Requisitos do PowerShell Web Access:
O Windows PowerShell Web Access requer que seu servidor esteja rodando o Web (IIS), .NET Framework 4.5 e o Windows PowerShell 3.0 ou superior. É possível instalar o Windows PowerShell Web Access em um servidor que executa o Windows Server 2012 ou superior utiliznado o Assistente de Adição de Funções e Recursos no Gerenciador do Servidor ou os cmdlets de implantação do Usando o Windows PowerShell para Gerenciador do Servidor. Quando você instalar o Windows PowerShell Web Access usando o Gerenciador do Servidor ou seus cmdlets de implantação, as funções e os recursos necessários serão automaticamente adicionados como parte do processo de instalação.
Navegadores de desktop compatíveis
- Windows® Internet Explorer® para Microsoft Windows® 8.0, 9.0, 10.0 e 11.0
- Mozilla Firefox® 10.0.2
- Google Chrome™ 17.0.963.56m para Windows
- Apple Safari® 5.1.2 para Windows
- Apple Safari 5.1.2 para Mac OS®
Requisitos de navegador
- Para usar o console do Windows PowerShell Web Access baseado na Web, os navegadores devem executar os procedimentos a seguir.
- Permitir cookies do site do gateway do Windows PowerShell Web Access.
- Ser capazes de abrir e ler páginas HTTPS.
- Abrir e executar sites que usam JavaScript.
Passo a passo:
1. Primeiro será necessário habilitar um certificado digital apra nosso ambiente de testes. Se você já possui uma estrutura composta por entidades certificadoras em sua rede, va direto para o passo 2, se não, execute o comando:
Install-PswaWebApplication –webApplicationName PSWA –useTestCertificate
2. Agora faremos a instalação da feature Windows PowerShell Web Access, através do seguinte comando:
Install-WindowsFeature WindowsPowerShellWebAccess –IncludeManagementTools
3. Após a instalação do recurso Windows PowerShell Web Access, será necessário configurar as permissões de acesso. Você pode fazê-lo utilizando o comando:
Add-PswaAuthorizationRule -UserName Contoso\Administrator -ComputerName * -ConfigurationName microsoft.powershell
4. Para finalizar, faça o acesso pelo link https://nome_do_servidor/pswa, subistituindo o nome_do_servidor pelo nome do seu servidor onde o processo foi efetuado. O resultado será o mesmo apresentado pela próxima figura.
Se curtiu, divulgue e ajude a propagar conhecimento.