Mudando o papel de parede por chave de registro (e GPO)


Vejo muitos alunos e amigos reclamando que algumas máquinas não aplicam os papéis de parede através dos modelos administrativos do Windows. Pois bem, este é um formato mais refinado dessa aplicação e pode ajudar muito quem anda com problemas para aplicar papéis de parede em estações de trabalho.

Você pode forçar a aplicação de um determinado papel de paredes, em formato JPG ou BMP, através de uma política de grupo (GPO) que altera uma determinada chave de registro do Windows. Esta técnica é utilizada quando existem incompatibilidades relacionadas as versões e edições diferentes de sistemas operacionais, como por exemplo, uma rede que contenha desde o Windows XP, até o mais atual, o Windows 10.  Ã‰ realmente frustrante ver que uma política relacionada a mudança do papel de parede da área de trabalho do usuário funcione para alguns e não para outros.

Em redes maiores faço a adição desta política diretamente na Default Domain Policy, lembrando que todo cuidado ainda é pouco para utilização dessa política. Este método funciona muito bem tanto em versões antigas do Windows quanto as mais atuais. Eu tenho em produção servidores com 2003 até 2016 trabalhando nesta técnica, com as mais variadas estações de trabalho.



A chave que deve ser modificada segue abaixo:

HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies\System

Default

Value Name: Wallpaper
Value type: REG_SZ




Importante: Quando apliquei esta configuração em alguns servidores que rodavam um software chamado BGInfo, o mesmo parou de funcionar. Como a alteração está sendo feita diretamente no registro do Windows, o BGInfo não consegue efetua a modificação dos parâmetros de Wallpaper em muitos casos.

Boas práticas: Por padrão você deve compartilhar uma pasta em seu servidor de arquivos para encaminhar através de política de grupo o papel de paredes. A pasta não precisa possui permissão Full. Isso significa que um acesso somente leitura está de bom tamanho. Outra boa prática é a de não vincular um endereçamento IP ao compartilhamento, mas sim um nome, utilizado pelo recurso de DFS do Windows Server.

IMPORTANTE: Deixei este artigo também lá no Microsoft Technet (WIKI), para manter em mais de uma base. A quantidade de acessos a este conteúdo esta bem grande.


Você pode altear esse registro através da Default Domain Policy pela GPO relacionada ao registro do Windows com base no usuário logado, conforme demonstrado pela próxima figura.

Default Domain Policy -> User Configuration ->Preferences -> Windows Settings -> Registry








Postar um comentário

Comente sem faltar com respeito - ;-)

Postagem Anterior Próxima Postagem