Obs.: Todo o conteúdo do blog HTBRAZ é gratuito, ou seja, custo zero. Nosso conteúdo é escrito e desenvolvido com um único fim, ajudar com a promoção do conhecimento e divulgação de conteúdo.
É possível efetuar a montagem de uma imagem de um servidor Nano Server sem prévio conhecimento sobre o PowerShell. Para auxiliar com essa montagem, a Microsoft criou uma ferramenta extremamente útil e bem intuitiva. O Nano Server Image Builder foi idealizado para facilitar a criação de imagem no Nano Server 2016 (seja para uma maquina física ou para uma máquina virtual). Existe um vídeo excelente criado pelo Fabio Hara sobre o assunto, que você pode acessar clicando AQUI. Caso você prefira trabalhar com os comandos do Windows PowerShell, veja o vídeo que gravei clicando AQUI.
É possível efetuar a montagem de uma imagem de um servidor Nano Server sem prévio conhecimento sobre o PowerShell. Para auxiliar com essa montagem, a Microsoft criou uma ferramenta extremamente útil e bem intuitiva. O Nano Server Image Builder foi idealizado para facilitar a criação de imagem no Nano Server 2016 (seja para uma maquina física ou para uma máquina virtual). Existe um vídeo excelente criado pelo Fabio Hara sobre o assunto, que você pode acessar clicando AQUI. Caso você prefira trabalhar com os comandos do Windows PowerShell, veja o vídeo que gravei clicando AQUI.
1. Para efetuar esta criação, será necessário efetuar o Download do Nano Server Image Builder:
Faça o Download e efetue a instalação. Quando você executar o Nano Server Image Builder, haverá alguns requisitos adicionais, discutidos aqui pelo item 2.
2. Você precisa também de um pacote chamado ADK (Windows Assessment and Deploy Kit. Este requisito será solicitado assim que você executar o Nano Server Image Builder. Você pode também fazer o download manualmente, porém recomendo deixar a própria ferramenta localizar o conteúdo atualizado.
2.1 - A primeira tela informa o caminho para instalação do Kit de Avaliação e Implantação do Windows - Windows 10, também conhecido técnicamente como Windows Assessment and Deploy Kit (ADK). Se possível mantenha o caminho C:\Program Files (x86)\Windows Kits\10\ e pressione o Avançar.
2.2 - A segunda tela do assistente fala sobre a privacidade de kits do Windows, escolha a que melhor se adéqua a sua realidade e pressione a o botão Avançar.
2.3 - A próxima tela é referente a EULA. Aceite os termos do contrato de licença (após ler seu conteúdo), clicando no botão Aceitar.
2.4 - Selecione nesta tela os recursos que deseja instalar. Para esta implementação recomendo deixar com as configurações padrões. Note que esta ferramenta tem uma ampla gama de ferramentas úteis a diversas situações. Clique no botão Instalar e aguarde a finalização do processo (que pode levar diversos minutos - 10 a 45 minutos dependendo de sua seleção de ferramentas).
3. Para esta etapa, será necessário também que você efetue o Download da ISO do Windows Server 2016. Faça isso através do link abaixo:
Dentro do arquivo ISO do Windows Server 2016 existe uma pasta chamada Nano Server, que será utilizada pelo Nano Server Image Builder para todo o processo de configuração.
4. Abra o Nano Server Image Builder. Logo na primeira tela do assistente, é possível escolher entre duas opções. A primeira é o Create a new Nano Server Image. Selecione esta opção.
5. Nesta próxima tela, é apresentado a você um rápido informativo sobre o deploy da imagem do nano server e seus formatos disponíveis. Leia o conteúdo da janela e então pressione o botão Next.
6. Nesta próxima etapa, selecione o arquivo .ISO do Windows Server 2016 que você baixou. Minha disca neste ponto é para que você monte o ISO dando um duplo click do mouse. Isso fará com que o arquivo seja montado em uma unidade virtual, como se fosse uma unidade de DVD. Dai é só colocar a letra da unidade virtual no caminho. Feito isso pressione o Next.
7. Aceite os termos de dados de licenciamento e pressione o botão Next.
8. Nesta tela você define exatamente o tipo de imagem que gostaria de criar. Vamos marcar a primeira, para Virtual machine image. Vamos adicionar um nome e um caminho para salvar a máquina virtual e definir um tamanho para sua estrutura de dados. Mantenha o caminho do LOG em formato padrão e então clique em Next.
9. Na tela de Basic installation, pressione apenas o Next.
10. A próxima tela é a Select optional packages. Aqui podemos definir a edição do Windows Server onde a licença esta atrelada, além de incluir novos pacotes de configuração, como por exemplo DNS, IIS, etc. Marque apenas o item Datacenter e escolha quais pacotes farão a composição do seu Nano Server (lembrando que aqui depende muito da licença que você adquiriu), e pressione o botão Next.
11. A próxima tela permite a você adicionar aquivos .inf (drivers), de controladoras e dispositivos de hardware. Apenas pressione o Next.
12. A tela Destionation machine information permite configurar um nome para a VM e uma senha de admin local além do Time Zone. Preencha os dados conforme achar válido e pressione o botão Next.
13. A tela Join Domain permite que você já adicione a maquina virtual do Nano Server ao domínio. Isso pode ser feito automaticamente se sua estação de trabalho ou servidor (que executa os passos deste artigo), já estiver em um domínio, ou através do comando djoin (que é cobrado no MCSA do Windows Server 2012 R2). Em nosso caso, apenas pressione o botão Next.
14. A tela Set Network permite configurar itens de extrema importância, como por exemplo o WinRM, VLAN e o formato de IP (Fixo | DHCP). Ative o WinRM (para conseguirmos gerencia r remotamente.
15. Na tela Select next step, selecione a opção Create basic Nano Server image. Isso te levará para a tela de revisão, chamada de Review all settings. Nesta tela clique em Create e aguarde o processo de criação.
O script de criação da imagem (auto resposta), é o seguinte:
New-NanoServerImage -MediaPath 'E:\' -Edition 'Datacenter' -DeploymentType Guest -TargetPath 'C:\Users\eduardop\Desktop\NANO_EDU_HTBRAZ.vhd' -MaxSize 1073741824 -EnableRemoteManagementPort -SetupUI ('NanoServer.Containers', 'NanoServer.IIS', 'NanoServer.FailoverCluster', 'NanoServer.Defender') -ComputerName 'NANO-DU' -SetupCompleteCommand ('tzutil.exe /s "E. South America Standard Time"') -LogPath 'C:\Users\eduardop\AppData\Local\Temp\NanoServerImageBuilder\Logs\2017-03-01 13-47'
Este script é gerado pela ferramenta Nano Server Image Builder.
Pronto... agora a imagem do Nano Server esta salva no caminho escolhido, e devidamente configurado. Basta fazer a importação pelo Hyper-V e começar sua utilização. Espero ter ajudado com pontos importantes sobre a utilização do Nano Server Image Builder.
Forte abraço do Eduardo Popovici