Importante!
Todo o conteúdo do blog HTBRAZ é gratuito, ou seja, custo zero. Nosso conteúdo é escrito e desenvolvido com um único fim, ajudar com a promoção do conhecimento e divulgação de conteúdo.
Cada vez mais os leitores de mÃdias como CD e DVD, deixam de fazer parte de nossa realidade. Definitivamente as pendrives ganham força, inclusive em relação a instalação de sistemas operacionais como Linux e Windows. Este post mostra como criar uma pendrive bootavel com o Windows Server 2016 utilizando o comando Diskpart. Este passo a passo funciona para qualquer versão do Microsoft Windows, do Windows Vista até o 10, no caso de estações de trabalho e do 2008 até o 2016, no caso de servidores.
Nosso processo de criação da pendrive de boot segue em duas etapas. A primeira exige a preparação da pendrive e a segunda exige a cópia dos arquivos para dentro da unidade USB. Pois bem, separei o conteúdo em exatas duas etapas:
Etapa 01 - Preparando a pendrive
1. Abra o CMD e digite Diskpart. Quando você pressionar a tecla Enter, uma nova janela será apresentada. Essa janela é a ferramenta de linha de comando utilizada para gerenciar os discos de seu equipamento (desktop ou servidor);
Obs.: A ferramenta de linha de comando conhecida como DiskPart é na verdade um interpretador de comandos em modo de texto implementado a partir do Windows XP e presente também em sistemas operacionais da famÃlia Windows Server (a partir do 2003). Não é exatamente uma novidade, mas ainda encontro colegas, alunos e especialistas que não conhecem essa ferramenta. O Diskpart permite gerenciar objetos (discos, partições ou volumes) por meio de scripts ou de entradas diretas em um prompt de comando. Isso significa que é possÃvel formatar e ativar uma partição através de linha de comando (muito útil em servidores server core), executando as mesmas atividades que o Gerenciador de Discos do Windows Server.
Para saber mais sobre o Diskpart use o link:
2. Primeiro precisamos listar os discos existentes. Neste momento é importante que a pendrive esteja plugada. Digite o comando List Disk e pressione a tecla Enter;
Obs.: Lembre-se que todos os dados de sua pendrive serão sumariamente apagados.
3. Digite o comando Select Disk 1 (lembrando que o número 1 deve ser substituÃdo pelo número referente ao da pen drive). Eu estou utilizando um pendrive de 16GB, mas você pode usar uma pendrive menor, de 8GB, por exemplo.
Obs.: Se você escolher o disco errado, perderá dados, portanto cuidado nesta etapa.
4. Digite o comando Clean, e pressione a tecla Enter;
5. Digite o comando para criar uma nova partição, que é o Create partition primary, e pressione a tecla Enter;
6. Marque a partição como ativa, digitando o comando Active, e pressione a tecla Enter;
7. Agora faremos a formatação da partição em um formato antigo, conhecido como FAT32. Digite o comando Format fs=fat32 quick, e pressione a tecla Enter;
Obs.: Precisamos efetuar a formatação em FAT32 ao invés do NTFS pois as BIOS UEFI dos computadores não efetuam o boot em pendrives formatadas com partições em NTFS). O sistema de arquivos chamado FAT32, ou File Allocation Table, (Tabela de Alocação de Arquivos), é um sistema antigo, criado em 1996, que organiza e gerencia o acesso a arquivos em HDs e outras mÃdias. Sua primeira implementação foi no Windows 95 e seguia firme e forte até o Windows ME. A partir do Windows XP (no caso de estações de trabalho), já era possÃvel optar por instalações do tipo FAT32 ou NTFS.
Para saber mais sobre FAT32, use o link:
8. Digite agora Assign e pressione a tecla Enter;
9. Para finalizar, feche a janela do Diskpart, digitando Exit e pressionando Enter.
Etapa 02 - Efetuando a cópia dos arquivos
1. Faça o Download da imagem .ISO;
2. De um duplo click em cima do arquivo da imagem .ISO para que a mesma seja montada e apresentada pelo Windows Explorer, conforme demonstrado pela figura abaixo;
3. Acesse a unidade montada e copie todos os dados dessa montagem para dentro da pendrive que foi formatada com FAT32.
Pronto, agora é só bootar qualquer desktop ou servidor com sua pendrive que a instalação será feita diretamente sem a necessidade de um CD ou DVD. É importante lembrar que o hardware deve suportar o boot através de unidades USB.
Este conteúdo não é exatamente uma novidade, ou seja, é algo conhecido já por alguns especialistas que trabalham com Windows, porém achei válido reavivar o conhecimento para meus alunos e colegas que estão procurando programas de criação de unidades bootáveis pela internet. Alguns colegas e alunos me pediram para montar os passos, e aqui estamos.