É notório que o mercado de TI sempre inventa novas definições (muitas delas com um toque de salsa - Gourmet), para se referir a situações e modelos de atividade. A mais nova queridinha das empresas é chamada de Devops.
Mas, exatamente o que é Devops?
De forma rápida podemos dizer que Devops é o termo criado para descrever um certo conjunto de práticas direcionadas para integração entre as equipes de desenvolvimento de softwares, operações (infraestrutura ou sysadmin) de apoio (como controle de qualidade e controles internos) e a adoção de processos automatizados para produção rápida e segura de aplicações e serviços.
Resumindo bem a questão, é uma das inúmeras formas de unir todas as áreas responsáveis por uma (ou inúmeras) entrega(as).
O termo DevOps vem da junção das palavras "desenvolvimento" (development) e "operações" (operations). Este termo é relativamente novo para o mercado de TI de pequeno e mádio porte, entretanto já é uma prática comum dentro do universo de engenharia de software.
O foco principal do movimento DevOps é defender fortemente a automação e monitoramento em todas as fases da construção do software, da integração, teste, liberação para implantação e gerenciamento de infraestrutura. O Powershell por exemplo é o melhor exemplo da realidade de DevOps dentro da realidade operacional.
Hoje a realidade do mercado de TI possui um grande embate entre desenvolvimento e infraestrutura. Quem nunca passou pela situação de ocorrência de um erro de aplicação que fica em uma verdadeira queda de braço entre o desenvolvedor e o analista de infra. Hoje é necessário que ambas as áreas se conversem muito bem e mantenham as boas práticas de convivência operacional. O DevOps vem para criar e manter essa relação ativa.
Este post não vem exatamente para falar horas sobre o assunto e sim dar uma pequena visão sobre o assunto e deixar de forma mais clara a essência dessa realidade.É extremamente importante desenvolver dentro da empresa a infraestrutura como código, integrando as equipes e mantendo o ambiente seguro e funcional.
O negócio como um todo não pode ficar refém da guerra entre desenvolvedores e analistas de infraestrutura.
Existem alguns cursos básicos e rápidos da Microsoft falando sobre DevOps com todos os seus fundamentos. O material é bem interessante e pode ser encontrado no Microsoft Vitual Academy. Recomendo fortemente.
Fundamentos de Devops
DevOps – Introdução ao PowerShell DSC
A propósito.
Gostaria de divulgar meu treinamento no Udemy. Acabei de lançar o treinamento chamado Manual de sobrevivência do Analista de Suporte.
Com inúmeras dicas e configurações úteis a qualquer um que queira dar suporte aos ambientes Microsoft.
Boa!!
ResponderExcluirBoa matéria sobre DevOps
ResponderExcluir