Instalar Windows Server 2019 sob Hypervisor RHEV, da Red Hat.



Aqui demonstro passo a passo a instalação do Windows Server 2019 sob o hypervisor RHEV da Red Hat. Um detalhe importante que deve ser considerado quanto ao driver da controladora virtual de disco, que seu carregamento e executado durante a instalação do Windows. Sem essa carga os discos não serão reconhecidos. Utilizei os mesmos drivers do Windows Server 2016 que estão no RHV-toolsSetup_4.2_9.iso

Dicas Importantes:

Discos
Quando você fizer a instalação do Windows Server 2019, utilize apenas um disco principal como entrega ao sistema operacional. Depois que finalizar a instalação, pode adicionar novos discos. Notei que quando efetuamos a entrega dos discos antes da instalação, é possível que haja uma perda de referência quanto ao disco que esta efetuando o boot, mesmo que você especifique pelo RHEV quem deve ser priorizado. Diferente do VMWare e do Hyper-V, é possivel que o RHEV se perca durante o processo de boot.

Mouse
Quando utilizamos uma console do tipo de vídeo QXL com protocolo gráfico SPICE, o mouse pode se apresentar em formato instável. Também será necessário pressioanr SHIFT + F12 para sair de uma janela virtualizada. Recomendo utilização de tipo de vídeo CIRRUS com protocolo gráfico VNC, que além de mais rápido, não exige a saida por SHIFT+F12. O Layout do teclado VNC você pode ajustar para pt-br. Isso ajuda quando você ajusta o teclado no S.O. guest e as teclas teimam em não funcionar rs... na verdade é que a console esta com o teclado errado. 

Rede
A rede não será reconhecida antes da instalação (e reboot) do RHEV-tools 4.2.9. Após efetuar a configuração do S.O, garanta que a versão mais recente das ferramentas do RHEV estejam disponíveis.

As telas deste artigo estão em modo sequencial de fácil entendimento.









Você não verá os discos virtuais sem o driver da controladora. Neste momento você pode desanexar o DVD do Windows e anexar o DVD (.iso) das ferramentas do RHEV para subir o driver da controladora.







Depois que os discos virtuais orem reconhecidos, anexe novamente o DVD (.iso) do Windows Server 2019 e continue normalmente a instalação. Nesta imagem note que tenho 03 discos virtuais apresentados. Isso pode causar problemas futuros em r elação ao boot. Recomendo que adicione um único disco, faça a instalação do Windows e depois adicione os demais.





Após a instalação do Windows Server 2019, podemos adicionar novos discos e dedicar para operações específicas como por exemplo, dados gerais e swap. A próxima figura faz essa demonstração.



Faça a instalação do RHEV-Agent para permitir a interação do Hypervisor com a máquina Guest, maximizando a interoperabilidade do ambiente.


Importante: Adições relacionadas a memória, processador e placas de rede podem requerer reboots. Fique atento também a travamento de inicializações quando o recurso Virt-I/O estiver habilitado na máquina virtual.

Postar um comentário

Comente sem faltar com respeito - ;-)

Postagem Anterior Próxima Postagem