Aqui demonstro passo a passo a instalação do Windows Server 2019 sob o hypervisor RHEV da Red Hat. Um detalhe importante que deve ser considerado quanto ao driver da controladora virtual de disco, que seu carregamento e executado durante a instalação do Windows. Sem essa carga os discos não serão reconhecidos. Utilizei os mesmos drivers do Windows Server 2016 que estão no RHV-toolsSetup_4.2_9.iso
Dicas Importantes:
Discos
Quando você fizer a instalação do Windows Server 2019, utilize apenas um disco principal como entrega ao sistema operacional. Depois que finalizar a instalação, pode adicionar novos discos. Notei que quando efetuamos a entrega dos discos antes da instalação, é possÃvel que haja uma perda de referência quanto ao disco que esta efetuando o boot, mesmo que você especifique pelo RHEV quem deve ser priorizado. Diferente do VMWare e do Hyper-V, é possivel que o RHEV se perca durante o processo de boot.
Mouse
Quando utilizamos uma console do tipo de vÃdeo QXL com protocolo gráfico SPICE, o mouse pode se apresentar em formato instável. Também será necessário pressioanr SHIFT + F12 para sair de uma janela virtualizada. Recomendo utilização de tipo de vÃdeo CIRRUS com protocolo gráfico VNC, que além de mais rápido, não exige a saida por SHIFT+F12. O Layout do teclado VNC você pode ajustar para pt-br. Isso ajuda quando você ajusta o teclado no S.O. guest e as teclas teimam em não funcionar rs... na verdade é que a console esta com o teclado errado.
Rede
A rede não será reconhecida antes da instalação (e reboot) do RHEV-tools 4.2.9. Após efetuar a configuração do S.O, garanta que a versão mais recente das ferramentas do RHEV estejam disponÃveis.
As telas deste artigo estão em modo sequencial de fácil entendimento.
As telas deste artigo estão em modo sequencial de fácil entendimento.
Você não verá os discos virtuais sem o driver da controladora. Neste momento você pode desanexar o DVD do Windows e anexar o DVD (.iso) das ferramentas do RHEV para subir o driver da controladora.
Depois que os discos virtuais orem reconhecidos, anexe novamente o DVD (.iso) do Windows Server 2019 e continue normalmente a instalação. Nesta imagem note que tenho 03 discos virtuais apresentados. Isso pode causar problemas futuros em r elação ao boot. Recomendo que adicione um único disco, faça a instalação do Windows e depois adicione os demais.
Após a instalação do Windows Server 2019, podemos adicionar novos discos e dedicar para operações especÃficas como por exemplo, dados gerais e swap. A próxima figura faz essa demonstração.
Faça a instalação do RHEV-Agent para permitir a interação do Hypervisor com a máquina Guest, maximizando a interoperabilidade do ambiente.
Importante: Adições relacionadas a memória, processador e placas de rede podem requerer reboots. Fique atento também a travamento de inicializações quando o recurso Virt-I/O estiver habilitado na máquina virtual.