Como criar uma storage account [Azure] - Resumão para a prova [Dicas do MCT]

Este post fala exclusivamente sobre as Storage Accounts e seus detalhes para o ambiente de nuvem pública. Se você tem um ambiente funcional dentro do Azure, vai precisar de uma storage account.

Uma conta de armazenamento, ou também conhecida por storage account, contém todos os objetos de dados de Armazenamento do Azure como blobs, arquivos, filas, tabelas e discos. A conta de armazenamento fornece um espaço de nome exclusivo para os dados do Armazenamento do Azure, acessíveis em qualquer lugar do mundo por HTTP ou HTTPS.

Os dados na sua conta de armazenamento do Azure são duráveis e altamente disponíveis, seguros e escalonáveis em massa.

Para criar uma conta de armazenamento (storage account), siga os seguintes passos:

1. Acesse seu portal do Azure;

2. Clique em Create a resource no canto esquerdo superior de sua tela;


3. Digite Storage account e selecione a opção quando aparecer na lista;


4. Clique em create;


5. Preencha os dados considerando as seguintes informações:

a) Subscription: Sua subscrição
b) Resource group: Qual grupo de recursos você possui ou quer usar
c) Storage account name: O nome da storage account (use apenas letras minusculas e números):
d) Location: Em que local ela fica
e) Performance: Escolha entre Standard e Premium para opções de performance (premium é sempre mais caro e mais rápido)
f) Account kind: Escolha o tipo de conta (Storage V2 para uso geral é o mais comum, porém vale saber o que as outras opções fazem, ainda mais se você fara as provas de administração do Azure);
g) Replication: Escolha o tipo de redundância dessa conta
h) Access Tier: Entre Cool e Hot. O armazenamento do tipo cool é usado para uma armazenagem geral, ou seja, é mais barata pelo volume e mais cara pela frequência de acesso. Já a armazenagem do tipo Hot é mais cara pelo volume e mais barata pela frequência de acesso. Escolha sabiamente e não se esqueça de sua escolha quando o ambiente crescer - IMPORTANTE.





Contas v2 de uso geral: tipo básico de conta de armazenamento para blobs, arquivos, filas e tabelas. Recomendado para a maioria dos cenários usando o Armazenamento do Azure.

Contas v1 de uso geral: tipo de conta herdada para blobs, arquivos, filas e tabelas. Use contas v2 de uso geral, quando possível.

Contas BlockBlobStorage: contas de armazenamento com características de desempenho premium para blobs de bloco e blobs de acréscimo. Recomendado para cenários com altas taxas de transações ou cenários que usam objetos menores ou exigem uma latência de armazenamento consistentemente baixa.

Contas FileStorage: contas de armazenamento somente arquivos com características de desempenho premium. Recomendado para aplicativos em escala corporativa ou de alto desempenho.
Contas BlobStorage: contas de armazenamento herdadas somente de blob. Use contas v2 de uso geral, quando possível.

Mais detalhes visite:

É importante também ficar atento a redundância dos dados dessa conta. Note que a riqueza de informações em uma única tela de criação é bem alta.

As opções de redundância para uma conta de armazenamento incluem:

Armazenamento localmente redundante (LRS): uma estratégia de redundância simples e de baixo custo. Os dados são copiados de forma síncrona três vezes na região principal.

Armazenamento redundante de zona (ZRS): redundância para cenários que exigem alta disponibilidade. Os dados são copiados de forma síncrona em três zonas de disponibilidade do Azure na região principal.

Armazenamento georredundante (GRS): redundância entre regiões para proteger contra interrupções regionais. Os dados são copiados de forma síncrona três vezes na região principal e, em seguida, copiados de forma assíncrona para a região secundária. Para acesso de leitura a dados na região secundária, ative o armazenamento georredundante de acesso de leitura (RA-GRS).

Armazenamento redundante por zona geográfica (GZRS) (visualização): redundância para cenários que exigem alta disponibilidade e durabilidade máxima. Os dados são copiados de forma síncrona em três zonas de disponibilidade do Azure na região principal e, em seguida, copiados de forma assíncrona na região secundária. Para acesso de leitura a dados na região secundária, ative o armazenamento redundante de zona geográfica de acesso de leitura (RA-GZRS).

6. Agora é clicar em Review + Create e depois em Create;





Postar um comentário

Comente sem faltar com respeito - ;-)

Postagem Anterior Próxima Postagem