Como mover recursos entre grupos de recursos ou subscrições no Azure



Autor: Eduardo Popovici
Dados do Autor: https://linktr.ee/edupopov

Em algum momento pode ser necessário mover recursos entre grupos de recursos ou enter subscrições diferentes. Lembre-se que nem tudo pode ser movido de um lado para o outro. Como discutido em outro post, deste mesmo blog, existe uma série de restrições de movimentação. 

Para validar antes se o recurso que você precisa pode ser movido, acesse o link abaixo:

Mas você pode se perguntar, para que eu moveria um recurso para outro grupo? Bom, vamos pelo básico, você não pode renomear um grupo de recursos que foi criado, ou seja, imagine que existe um padrão de nomenclatura em sua estrutura e mesmo assim criou errado e só percebeu quando todos os recursos já estavam criados. Você precisará criar um novo grupo de recursos e mover os recursos. 

Bem, as motivações podem ser diversas. Este post atende a novos entrantes do universo Cloud e possui configurações básicas que podem ajuda-lo dentro da ambientação do Microsoft Azure.

1. Faça logon em seu portal do Microsoft Azure.

2. Você precisa ter já pelo menos dois grupos de recursos criados e alguns recursos que possam ser movimentados entre os grupos, como em meu exemplo na figura abaixo. Clique em Resource groups e vá até o grupo de recursos que possui os recursos que você quer movimentar. Em meu caso os recursos estão em BlogTestDoPopovici


3. Clique em Move;



4. Veja que duas opções são apresentadas. Uma para grupo de recursos e outra para subscrição. Escolha Move to another resource group;



5. Agora temos alguns passos a considerar:

a) Marque quais recursos serão vomidos

b) Escolha para onde serão movidos

c) Clique no checkbox da mensagem I understand that tools and scripts associated with moved resources will not work until I update them to use new resource IDs

d) Pressione o OK



6. A próxima etapa leva a uma validação. Aguarde até que seja finalizada.



7. Ao termino da validação será apresentado a mensagem de Moving resources pelas notificações do canto direito superior. É importante destacar que essa movimentação pode demorar e leva em consideração o tamanho de seus recursos. 



8. Se formos ao novo grupo de recursos, veremos que os recursos foram movimentados. É bem simples de se fazer e o grande lance aqui é saber o que pode e o que não pode ser movido. Fique atento às dependências de um recurso antes de sua movimentação. Por exemplo, em alguns casos o recurso pode ser movido, mas outro recurso dependente não pode. Você precisa conhecer o ambiente como um todo antes de movimentar recursos entre subscrições e grupos de recursos. 














Postar um comentário

Comente sem faltar com respeito - ;-)

Postagem Anterior Próxima Postagem