Trabalhar com scripts e linhas de comando já se mostrou ser de extrema importância para o dia a dia dos administradores de sistemas e isso não seria diferente para ambientes Cloud. A Microsoft tem duas interfaces básicas de linha de comando (não estou levando em consideração aqui os scripts em JSON), que é o powershell e o Azure CLI.
São linguagens extremamente fáceis e funcionais que utilizam basicamente o idioma inglês. Então se você tem uma noção da linguá inglesa, consegue dominar com grande facilidade ambas (powershell e Azure CLI).
Para baixar o suplemento e acessar a documentação do Microsoft Azure CLI, acesse o link abaixo:
Uma "novidade" dos portais de documentação da Microsoft em relação ao modo antigo de aprender mais sobre os comandos, pode ser de grande utilidade aos novos entrantes, sem contar que é sem sombra de dúvidas, muito interessante (aprender Azure CLI e powershell é mandatório).
Antigamente os portais de documentação possuíam exemplos de comandos documentados que precisavam ser copiados e colados em telas de terminal ou prommpts de comandos, mas com o Azure CLI você pode trabalhar em uma mesma tela diretamente conectado a sua assinatura e a documentação. A próxima figura mostra a documentação do Get-Module com o powershell.
Abaixo estou acessando a documentação do Azure CLI e a lista de comandos e o item "explicações" apresenta um pequeno botão em verde, chamado de experimentar. Significa que você consegue aplicar o contexto do comando diretamente a sua assinatura do Azure diretamente do site de documentação.
Se você clica em Experimentar será aberto uma área no canto direito de sua tela (dentro do próprio navegador), permitindo o logon direto em sua assinatura. Você poderá aplicar os comandos de uma forma mais interessante e rápida.
Após o logon será possível aplicar diretamente ao Azure Cloud Shell de sua assinatura o que for encontrado e assimilado pela documentação. Extremamente útil, principalmente se você esta estudando para uma prova oficial ou para alguma atividade de projetos de migração.
Espero que a dica tenha sido útil e que vocês evoluam cada vez mais os conhecimentos sobre o Microsoft Azure.