Backup é sem sombra nenhuma de dúvidas algo de extrema importância, porém quando feito em ambiente local (conhecido como on premisses), é necessário uma infraestrutura especÃfica e bem complexa. Só para ficar claro, em um mundo perfeito, HD´s externos "não server" para armazenar backups.
Sei muito bem que o mundo perfeito é utópico e que no dia a dia muitas empresas de pequeno e médio porte acabam deixando backups armazenados de maneira incorreta, ou seja, em HD´s externos.
O Microsoft Azure fornece um ambiente de backups seguro, resiliente e relativamente barato. Isso significa que você pode levar a questão do backup para nuvem pública com grande facilidade e pouco esforço. Neste post vou mostrar a vocês como fazer essa configuração em um modelo passo a passo. A ideia aqui é de apoiar os novos entrantes do mundo cloud e dos entusiastas tecnológicos (geeks de plantão).
1. Faça logon em seu portal do Microsoft Azure;
2. Na parte superior da tela, na barra de pesquisas digite a palavra Backup. Clique na opção Recovery Services Voults
3. Você precisará criar antes uma conta de backup (deixei o link aqui de uma postagem, caso vocÊ ainda não saiba criar a conta de backup). Eu tenho uma conta de backup chamada MARS-BKP-LAB. Clique em sua conta de backup.
4. Acessando a conta de backup desça a barra de rolagem e clique em Backup, depois no centro da tela defina a opção Where is uour workload running como On-Premisses. Depois selecione Files and folders. Note que é possÃvel fazer uma série de backups, incluindo maquinas virtuais do Hyper-V (mas neste post vamos concentrar nos arquivos e pastas).
5. Depois de escolher as opções, clique no botão Prepare infrastructure.
6. Vamos às considerações importantes.
a) Faça o download do Client para o Backup. É pode ele que faremos o restante das configurações.
b) A credencial padrão é de 2 dias, ou seja, após esse perÃodo você precisará fazer um novo download atualizado do agente;
Você também vai precisar fazer o download do vault credentials para as instalações. Guarde em local seguro este arquivo.
7. Depois de fazer o Download do agente, vamos fazer a instalação. Em meu caso farei uso do agente de backup em meu notebok, mas com toda a certeza pode deve pensar em utilizar este recurso em servidores de arquivos. Clique no executável e vamos instalar o agente de backup. A primeira tela define o caminho da instalação. Particularmente, eu gosto de manter o caminho padrão, então apenas cliquei em Próximo.
8. A próxima tela pede configurações de proxy. Caso você às possua, é só digitar aqui, se não, é só clicar em próximo.
9. Você pode manter o ambiente atualizado usando recomendações relacionadas ao Windows Update. Em meu caso optei por usar essas configurações e cliquei em próximo.
10. Agora é clicar em instalar e aguardar o processo ser finalizado.
11. Ao término da instalação clique em prosseguir com o registro.
12. Nesta tela vamos utilizar a identificação do cofre. Para isso aponte para o arquivo que criamos nos passos anteriores deste post e depois clique em próximo.
13. Nesta tela vamos você precisa de um pouco mais de atenção. Ela se refere a criptografia dos dados. Você precisará definir uma senha e o mais importante, não perca essa senha. A Microsoft não tem como recuperar essa senha e se houver a perda, não será possÃvel recuperar o backup. Note que o assistente de backup te da a opção de salvar em algum lugar o arquivo de senhas. Neste laboratório estou salvando no desktop mas o ideal é um cofre de senhas externo. Em meu caso gerei uma senha automaticamente (com 36 caracteres) e cliquei em concluir.
14. Como estou salvando o arquivo no mesmo computador onde farei o backup, o assistente me da uma mensagem avisando da falha de vulnerabilidade. Vamos apenas clicar em Sim para prosseguir com a configuração.
15. A próxima janela informa que a ferramenta de backup foi instalada. Também mostra uma nova mensagem lembrando que armazenar o arquivo de senhas no mesmo computador em que os dados de backup estão é uma falha de segurança. Apenas clique em Fechar e o assistente de configuração será aberto.
16. Esta tela foi aberta e é por ela que faremos a configuração detalhada do backup.
17. No canto direito superior, clique em Backup Agendado.
18. Um novo assistente será apresentado. Clique no botão próximo para continuarmos.
19. Clique em Adicionar Itens para escolhermos o que será levado pelo backup.
20. Em meu exemplo escolhi a unidade D:\. Em especial uma pasta chamada 0001-TESTE-DE-BACKUP-AZURE e pressionei o OK. Você pode fazer backup de pastas especÃficas ou de unidades inteiras de forma prática.
21. As opções ficam listados no centro da tela. Clique me próximo para definirmos a periodicidade dos backup.
22. Aqui podemos escolher a agenda de backups em duas modalidades (diário e semanal) e a periodicidade do backup em até um máximo de 03 horários. Eu selecionei o backup diário e a definição de 03 horários e pressionei o botão próximo.
23. Perca um pouco de tempo nesta janela. Aqui definimos a retenção dos backups e é nesta janela que sua fatura mental pode vir salgada. Lembre-se que quanto mais espaço você consumir, mais caro será sua fatura, porém, mais opções de data de recuperação você terá. Em meu exemplo mantenho aqui as opções recomendadas e clico no botão próximo.
24. Esta janela permite escolher como você fará o backup inicial. Como estou em um teste que não tem muitos dados, manterei o processo em modo online. Existem ainda dois processo (que não vou abordar neste post) que te permitem fazer o backup inicial em modo offline; altamente recomendado para empresas que tem muitos dados.
25. Aqui é possÃvel ver um resumo das configurações. Clique em concluir para finalizarmos o assistente de configurações e depois no fechar.
26. Se você clicar em realizar o backup agora, será feito o backup fora da janela de backup de forma imediata. O processo é bem simples e funciona muito bem com a retenção e restore dos backups.
27. Para recuperar dados isolado ou unidades inteiras, é só clicar em recuperar backup e seguir os passos de recuperação.