Criando Containers para Blobs no Microsoft Azure [Dica do MCT]




Blobs são blocos de acessos, ou seja, arquivos indefinidos dentro do Microsoft Azure. Seu armazenamento é conhecido pela documentação Microsoft como contêiner de armazenamento (não confunda com Docker e outras definições - são diferentes);

Imgine que você possui uma necessidade muito específica, como por exemplo, hospedar documentos em uma conta de armazenamento, garantindo que os usuários possam procurar pastas dentro desse contêiner. 

As permissões de armazenagem precisam ser levadas em consideração, seja em um cenário de provas ou no mundo real. Permissionamento nunca foi algo muito simples, então vale a pena perder um tempo estudando o assunto. 

1. Navegue até sua conta de armazenamento;

2. Em seguida desça a barra de rolagem até Blob service e clique no item Containers;



3. Siga os seguintes passos:

a) Clique em + Container (para adicionar um contêiner de armazenagem de arquivos);
b) Coloque um nome para seu Container;
c) Escolha o nível de acesso público que haverá neste Container - IMPORTANTE - Recomendo refinar seu conhecimento em cada um dos três itens para não atribuir acessos indevidos a cada situação;


Lembre-se que você pode habilitar o acesso de leitura anônimo, público para um contêiner em seus blobs no Armazenamento de Blobs do Azure. Ao fazer isso, você pode conceder acesso somente leitura a esses recursos sem compartilhar a chave da conta e sem exigir uma SAS (assinatura de acesso compartilhado).

O acesso de leitura público é ideal para cenários em que você quer que determinados blobs sempre estejam disponíveis para acesso de leitura anônimo. Para ter um controle mais refinado, você pode criar uma assinatura de acesso compartilhado. As assinaturas de acesso compartilhado permitem fornecer acesso restrito usando permissões diferentes, por um período específico.

Os acessos funcionam da seguinte forma:

Sem acesso de leitura público: o contêiner e seus blobs podem ser acessados somente pelo proprietário da conta de armazenamento. Esse é o padrão para todos os novos contêineres.

Acesso de leitura público somente para blobs: os blobs nesse contêiner podem ser lidos por solicitação anônima, mas os dados do contêiner não estão disponíveis. Os clientes não podem enumerar os blobs no contêiner.

Acesso de leitura público para contêiner e seus BLOBs: Todos os dados de contêiner e BLOB podem ser lidos por solicitação anônima. Os clientes podem enumerar os blobs no contêiner por meio solicitação anônima, mas não podem enumerar os contêineres na conta de armazenamento.

4. Depois de clicar no criar, seu Container já esta pronto para utilização;





5. Se você precisar mudar as configurações de permissionamento, na mesma tela encontrará um ícone que lembra reticências (...). Clique nele e quando o menu aparecer, selecione a opção Change access level.


Postar um comentário

Comente sem faltar com respeito - ;-)

Postagem Anterior Próxima Postagem