Não é de hoje que trabalhamos com cotas em discos com os servidores de arquivos em nosso ambiente on premisses. Agora imagine como seria fazer algo similar mas utilizando a nuvem pública.
Pense me um cenário onde você precisa hospedar arquivos gerados por aplicações diversas (famosas API´s de origem de negócios) em um compartilhamento dentro do Microsoft Azure. Como regra base, você geralmente utiliza um compartilhamento e uma cota de espaço em disco para esse fim.
Este POST faz exatamente isso; vamos criar um compartilhamento com cota de limite de espaço utilizando o armazenamento do Azure. É algo interessante e muito útil para a administração de ambientes dentro do Azure.
1. O primeiro passo é efetuar logon em sua conta do Azure;
2. Navegue até sua conta de armazenamento (Tem o exemplo de como criar uma conta de armazenamento em posts anteriores neste blog);
3. Você pode acessar a configuração tanto pelo menu do lado esquerdo da tela, descendo a barra de rolagem ou pelo Ãcone de configuração no centro da tela.
4. Você então precisa clicar em + File share e preencher os dados do nome do compartilhamento e quota (quanto de espaço pode ser consumido pela API). Clique no botão Create para fechar a configuração.
5. Se você precisar alterar a cota do compartilhamento, é bem simples. Basta clicar no três pontinho (...) do compartilhamento e depois em Edit Quota.
Caso queira conhecer um pouco mais sobre as cotas (e eu recomendo que você faça isso), pode acessar o documento completo:
https://docs.microsoft.com/en-us/azure/storage/files/storage-how-to-create-file-share?tabs=azure-cli
O mais interessante é que agora a Microsoft esta permitindo que você se conecte diretamente ao Azure direto pelo post de testes. Bem bacana e vale a pena testar. Mas isso fica para outro post.
Especialização em Active Directory - Windows Server 2019:
Curso Especialista em virtualização e servidores de arquivos:
Curso Manual de sobrevivência do analista de suporte: