Neste post vou explicar exatamente para que serve um peering ou traduzindo para o português, emparelhamento de redes virtuais.
O peering, (emparelhamento de rede virtual), é utilizado para conectar redes dentro do Microsoft Azure.
É uma excelente opção quando você tem várias redes virtuais e precisa que estejam logicamente conectadas de modo que o tráfego possa fluir inteiramente pelo backbone da rede do Azure. O peering cria um relacionamento entre redes virtuais (entre as VNETs).
Todas as subnets se falam dentro de uma VNET porém a comunicação para ai. Uma VNET não fala diretamente com outra VNET sem um peering, exatamente para manter o isolamento. Em algum momento você pode precisar que uma VNET fale com outra dentro de uma mesma subscrição e ai vem a utilidade da configuração do peering.
Atualmente você pode interconectar VNETs que estão na mesma região ou em regiões diferentes (o que não era possÃvel antes). Existem dois tipos de peering, são conhecidos como Global e Regional. Neste post trato os passo para fazer peering regional.
1. O primeiro passo é fazer logon em seu portal do Azure. Para este exemplo você vai precisar de duas VNETs. Eu estou trabalhando com a VNET-POV-01 e VNET-POV-02 em um mesmo grupo de recursos chamado rg-lanvent-BrazilSouth.
VNET-POV-01 com faixa de endereço 10.0.0.0/16
VNET-POV-02 com faixa de endereço 10.1.0.0/16
2. Vá até a barra de pesquisa no topo da página e digite Virtual Network. Quando a opção for apresentada, clique em cima dela. Você será levado a uma área onde serão exibidas todas as redes virtuais. No canto direito da tela escolha a opção Group by address space. Isso vai permitir a você agrupas as VNETs por espaços de endereço, igual a imagem abaixo.
3. Vamos precisar configurar o emparelhamento nas duas VNETs que precisam se falar. Vou começar com a VNET-POV-01. Clique na VNET para acessar as configurações. Clique em Peering.
4. Clique em + Add
5. Agora temos uma sequencia de configurações para realizar:
a) Vamos nomear essa conexão de VNET-POV-01-TO-VNET-POV-02 (conexão de ida)
b) Em virtual network deployment model, vamos selecionar a opção Resource manager
c) Em subscription, marque a sua subscrição (geralmente já vem selecionado com uma)
d) Vamos escolher a VNET que receberá a conexão, que em meu caso será a VNET-POV-02
e) Vamos adicionar um nome a conexão de retorno. Eu deixei o nome VNET-POV-02-TO-VNET-POV-02
f) Ambos os acessos deixarei como Enable. Ambos os lados vão se falar.
Não clique em OK ainda, temos mais algumas configurações antes no próximo passo.
6. Como não temos necessidade de encaminhamento, vamos deixar estas opções como Disable. Em um outro post mostro para que serve o encaminhamento. Vamos deixar desabilitado o configure gateway transit settings (não temos um gateway neste exemplo). Agora sim pode clicar no OK.
7. Aguarde até que as configurações sejam aplicadas
8. Peering criado e conectado. Significa que agora as duas VNETs possuem conectividade ativa e uma rota funcional. Se você tiver servidores em ambas as VNETs eles podem se comunicar tranquilamente.
Aproveito para deixar o link de alguns cursos aqui neste post.
Especialização em Active Directory - Windows Server 2019:
Curso Especialista em virtualização e servidores de arquivos:
Curso Manual de sobrevivência do analista de suporte:
Link1
Este livro pode ajuda-lo a se aprofundar nos projetos de redes do Microsoft Azure.