Fazendo um redeploy de ambiente com Scripts em JSON no Azure



Autor: Eduardo Popovici
Dados do Autor: https://linktr.ee/edupopov

Imagine que você queira usar um agrupamento de recursos que já esta pronto para criar novos ambientes. Podemos exportar um ambiente através de um script JSON e montar um redeploy completo em outro grupo de recursos com pouco esforço.

Este é uma atividade básica que pode ajudar muito o dia a dia de administradores e analistas, além de ser cobrado em provas de certificação. Espero que gostem do post e que ajude a alcançar seus objetivos.

1. Faça o logon em seu portal do Microsoft Azure.

2. Neste caso você vai precisar de pelo menos dois grupos de recursos. Em um deles você já deve ter recursos criados. Em meu exemplo farei uso do grupo de recursos rg-vm-prod01-EastUS que possui á alguns recursos criados.



3. Quando você acessar o grupo de recursos, desça a barra de rolagem e clique em Export template



4. Você pode alterar alguns parâmetros se assim desejar, mas para nosso exemplo, vamos aproveitar tudo o que esta aqui provisionado. Clique em Deploy.



5. Nesta tela precisamos escolher primeiramente outro grupo de recursos para trabalhar nosso redeploy. Em meu exemplo usarei o grupo rg-vm-prod01-BrazilSouth. Marque o grupo de recursos que desejar (ou que vocÊ tem ai disponível) e então desça a barra de rolagem para preencher as próximas configurações.



6. Vamos preencher as configurações de base. Para ganhar tempo, adicionei apenas o numero 02 ao final da nomenclatura de cada um dos itens. Um ponto importante de atenção é manter a storage account sem caracteres especiais. O nome deve estar em letras minusculas sem espaços ou qualquer outro tipo de caractere especial. Lembre-se que a storage account aceita apenas letras e números.


7. Quando você clicar no botão Purchase, é feito uma validação inicial. Se tudo estiver correto o redeploy inicia e os recursos serão criados no outro grupo de recursos. É sempre bom lembrar que o processo envolve scripts e que dependendo de seu ambiente, alterações podem ser necessárias. Resumindo, nem sempre funciona sem alterações para todos os ambientes. Vale uma avaliação prévia e um olhar crítico.



Caso ocorram erros após o redeploy (e isso é bem comum), você pode consultar um acervo de opções pelo link: https://docs.microsoft.com/en-us/azure/azure-resource-manager/templates/common-deployment-errors

O erro mais comum de um redeploy esta relacionado a não criação de um dos recursos dentro do novo grupo de recursos. Com o tempo você aprenderá a interpretar os erros e identificar soluções.

Recomendo também o:
https://docs.microsoft.com/pt-br/learn/

Postar um comentário

Comente sem faltar com respeito - ;-)

Postagem Anterior Próxima Postagem