O que são e como criar tags em grupos de recursos no Microsoft Azure


Autor: Eduardo Popovici

As TAGs são utilizadas para organizar de forma lógica os recursos e grupos de recursos dentro do Microsoft Azure. As TAGs são nomes correlacionados a valores. São extremamente úteis para o gerenciamento do ambiente.

Você pode adicionar tags para dizer quem é o "dono" de um determinado recurso, ou ainda relaciona-lo a um determinado projeto ou centro de custo. A tag, ou traduzindo em forma literal, é uma etiqueta de informações virtuais que nos ajuda a entender algo sobre um determinado recurso.

Um ponto importante sobre as TAGs é que elas não são herdáveis, ou seja, quando adicionarmos uma TAG em um grupo de recursos, por exemplo, os recursos que estão dentro do grupo não recebem a TAG em formato de herança. A TAG precisa ser atribuída diretamente ao recurso ou objeto diretamente, seja através de scrips ou pelo Azure Portal. 

Por padrão (pelo menos por enquanto), você tem uma limitação de 50 pares de pares de tags e valores para utilizar em seu ambiente. Parece pouco, mas você verá que é mais que o suficiente para trabalhar.

Você não pode utilizar alguns caracteres para a criação de TAGs. Por exemplo, caracteres como o sinal de > ou o & não podem ser utilizados para a criação de uma TAG. Outro ponto importante é que as TAGs não podem ser aplicadas para utilização em grupos de recursos clássicos (um padrão mais antigo do Microsoft Azure).


 A TAG é uma composição de nome e valor, sendo que é possível utilizar até 512 caracteres para o nome e 256 caracteres para o valor (limites existentes até a data desta postagem - recomendo validar essa informação após certo tempo).


Neste post vamos criar e aplicar TAGs a um grupo de recursos para facilitar a administração de um ambiente. 

1. Abra seu portal do Microsoft Azure;

2. Clique em Resource groups;



3. Escolha um de seus grupos de recursos e clique nele. Em meu exemplo farei uso do grupo rg-webapp01-BrazilSouth;



4. Clique em Tags e será disponibilizado uma área para adição de TAGs;



5. Nesta etapa você pode criar as TAGs digitando seu nome e seu valor. Pro exemplo, criei três tags diferentes para essa aplicação. Aqui registrei através das tags que essa aplicação esta sob responsabilidade do Departamento de TI, dentro do Projeto: Evol-01-772 contabilizado pelo Centro de Custo: 2245323. Veja, a organização das tags (a estratégias de uso das tags), precisa ser elaborado antes de sua configuração.



6. As tags podem ser extremamente úteis para emissão de relatórios, identificação de um recurso e até mesmo a aplicação de configurações em volume (scripts no geral). São extremamente fáceis de usar e versáteis dentro de ambientes grandes. Para ilustrar meu exemplo, digito a palavra Tag na barra de pesquisa do Microsoft Azure e vejo que ali esta sendo mostrado exatamente as opções que configurei e o recurso que esta vinculado. 



7. Se eu clico em Departamento:TI, ele mostra exatamente quais recursos estão vinculados a tag. Acredito que saber gerenciar as tags é mais complexo que realmente cria-las. Vale a pena montar um rascunho antes de seguir para a prática neste exemplo de criação de tags para saber onde exatamente essa configuração pode ajuda-lo a administrar seu ambiente.

Note que foi apresentado o rg-webapp01-BrazilSouth, mas não apareceu nenhum dos recursos que estão dentro desse grupo de recursos. A tag esta relacionada ao grupo e não aos recursos dentro do grupo (não são herdáveis, lembra). Pelo menos não diretamente.



Aproveitando, vou deixar aqui o link para meus cursos na plataforma Udemy.


Postar um comentário

Comente sem faltar com respeito - ;-)

Postagem Anterior Próxima Postagem