Como criar um alerta de gastos no Microsoft Azure [Budget]



Autor: Eduardo Popovici
Dados do Autor: https://linktr.ee/edupopov

Trabalhar com nuvem pública não é uma tarefa fácil quando pensamos em consumo versus gasto financeiro. Dominar os custos com ambientes dentro do Microsoft Azure ou qualquer outro player exige prática, estudo e uma boa dose de criatividade. 

Os alertas podem ajudar muito a evitar surpresas e desconfortos em relação a isso. Imagine que você pode ser avisado sempre que seu orçamento atingir um limite aceitável (dentro dos parâmetros do seu bolso). 

Recomendo fortemente, que antes de começar qualquer projeto ou plano de estudos em qualquer player, seja definido um valor de budget (considere nuvem pública). É em cima desse valor que faremos as primeiras provocações em relação ao custo versus consumo. É aqui que veremos o tempo que um determinado recurso leva para consumir um valor provisionado.

Por exemplo, em quanto tempo um grupo de aplicativos consome um budget de R$ 300,00? A pergunta (obviamente), depende de uma série de fatores que não serão abordados aqui, mas... a provocação de medir o consumo antes de montar o ambiente deve ser levado em consideração. Vamos para a mão na massa para configurar um alerta. 

1. O primeiro passo é fazer logon em seu portal do Microsoft Azure. 

2. Encontre em seu portal o Cost Management + Billing



3. Selecione a subscrição que desenha criar o alerta. Note que quando você possui mais de uma subscrição ativa será possível mensurar o gasto de forma precisa.



4. Clique em Budgets no canto esquerdo de sua tela. 



5. Clique em + Add



6. Aqui temos algumas configurações a observar:

a) Change scope: Aqui você valida o escopo de sua assinatura. Em meu caso, como sou instrutor MCT, recebo uma quantidade de créditos mensais da Microsoft para ministrar aulas e vejo como Plataforma MSDN. Você verá aqui o escopo contratado como por exemplo, pay-as-you-go.

Você poderia criar um alerta especificamente em um grupo de recursos ou como fiz aqui, utilizando a subscrição toda. Esse ponto é bem flexível e permite mais opções. Neste post resolvi ser mais simplista com as configurações.

b) Name: De um nome para seu alerta (sem utilizar espaços em branco).

c) Reset period: Aqui vocÊ pode identificar o período do alerta (anual, mensal 

d) Creation date: Aqui você adiciona uma data para criação

e) Expiration date: Aqui você adiciona uma data de expiração do alerta



7. Em Budget Amount podemos definir um valor como base de custos. Em meu exemplo adicionei o valor de R$ 250,00. Note que o Azure mostra um gráfico baseado em gastos anteriores para que você tome como base. Agora clique em Next para identificar as configurações de e-mail do alerta.



8. Aqui configurei um alerta a 100% e outro a 90% do consumo do Budget estabelecido. Neste caso meu e-mail receberá um alerta quando o consumo atingir esse patamar. 



9. Se você descer a barra de rolagem verá que é exibido um gráfico de consumo médio entre os meses que seguem. Muito útil e prático para ajudar a mensurar os alertas. Clique em Create para criar o alerta.



10. Aqui você pode ver o alerta criado e pronto para avisa-lo sempre que seu budget for alcançado. 




Postar um comentário

Comente sem faltar com respeito - ;-)

Postagem Anterior Próxima Postagem