Autor: Eduardo Popovici
Dados do Autor: https://www.eduardopopovici.com/p/autor_16.html
Neste post mostro a vocês como controlar seus custos em computação em nuvem, em especial falando de AWS. Já postei anteriormente o mesmo processo, mas falando do Microsoft Azure, meio que seguindo um modelo de aprendizado multi-cloud. Pois bem, vamos lá...
Ter um orçamento bem definido e um controle de gastos é mandatório para não ter surpresas na hora de pagar a fatura. Já vi muitos casos onde o ambiente foi provisionado sem o devido cuidado, gerando uma fatura bem salgada no fim do mês. Desde um recurso ligado sem necessidade até um planejamento de volume incorreto.
Lembre-se que a AWS não cobra (até o dia deste post pelo menos), o trafego de entrada, mas cobra o trafego de saída.
Criar um orçamento para controlar como o ambiente se comporta é crítico para o negócio e deve ser levado a sério por todos que decidem trilhar a jornada para Cloud de forma consciente. Como boa prática, defina um orçamento e provisione na AWS antes de criar máquinas virtuais, Buckets ou qualquer outra coisa. Sem o orçamento o risco de "quebrar o cartão" é alto.
Se você pretende seguir para o caminho multi-cloud, precisa saber monitorar seu budget nos principais players de computação em núvem. É um controle extremamente importante e útil para qualquer empresa nesta nova realidade.
Deixo também o link para a calculadora da AWS ( https://calculator.aws/#/ ). Muito útil para estimar custos antes de criar o orçamento.
CONFIGURANDO O ORÇAMENTO - AWS
1. Acesse seu portal da AWS;
2. No canto direito de sua tela, clique em sua conta, depois em My Account;
3. Agora siga estas etapas:
3.a. No canto esquerdo da tela, clique em Budgets;
3.b. Do lado direito da tela, localize o botão Criar um orçamento e clique nele;
4. Note que são quatro passos para a criação (pelo menos até a criação deste post). Selecione o item Orçamento de custos e depois clique em Definir seu orçamento >
5. Agora precisamos definir alguns itens em nosso orçamento. Preencha os campos conforme provisionado:
5.a. Nome: ORC-POPOVICI-AWS01 (aqui preenchi com uma sigla que representa ORC de orçamento, POPOVICI com o nome do analista que criou e AWS01 representando o primeiro orçamento dentro da AWS - Crie a nomenclatura que achar mais adequada e inteligente para controle, padronização e histórico)
5.b. Período: Mensalmente
5.c. Mês de Início: Janeiro (Coloque o mês que achar interessante. Como estou escrevendo este post no dia 04/01/2021, coloquei o mês atual, mas poderia ter escolhido qualquer período do ano vigente ou superior)
6. Se você marcar a opção de "Corrigido", poderá especificar um valor para todos os meses do ano (sendo um mesmo valor para os 12 meses), mas se escolher "Planejamento de orçamento mensal", poderá colocar um valor para cada um dos meses no ano (é bem interessante e extremante útil).
Neste exemplo peço que você marque a opção "Corrigido". No campo Valor orçado, adicione um valor para o orçamento. Eu comecei aqui com $ 100,00 ( cem dólares americanos - sim, o valor é em dólares e não em reais - fique atento a isso).
7. Não vamos mexer em nada nas opções avançadas (pelo menos não neste post). Clique em Configurar limites.
8. Note que é possível adicionar diversos limites a nosso orçamento. Neste exemplo vamos utilizar apenas um, porém, recomendo fortemente que você teste e explore cada opção disponível aqui.
8.a. Definir limite com base em: Marque como custo real (aqui você define que o valor é exato, ou seja, dentro dos $100 que você determinou)
8.b. Limite do alerta: 80% (quando você gastar até 80% do valor provisionado, receberá um alerta).
8.c. Destinatários de e-mail: Quem receberá o alerta quando o valor for alcançado. É muito importante ficar atento aos e-mails de orçamento, pois, são eles que te avisam de possíveis falhas de configuração de ambiente que podem arrebentar com a sua fatura no fim do mês. Lembre-se que o planejamento financeiro é o ponto chave para se trabalhar com Cloud.
Com os parâmetros adicionados, clique em confirmar orçamento.
9. Revise os detalhes do orçamento e veja se estão aderentes ao que você precisa. Se estiver, clique em Criar.
10. Orçamento criado. Agora é só acompanhar o gasto de cada projeto e se adaptar as mudanças conforme elas ocorrem.
Recomendo fortemente que vocês criem uma rotina de acompanhamento para evitar "surpresas" financeiras desagradáveis. Receber e-mails de excedentes de orçamento é útil, mas pode acabar caindo em uma pilha de e-mails dentro de sua caixa. Conheci algumas empresas que colocavam o NOC para monitorar ambientes mais críticos pensando em orçamento.
É uma estratégia interessante e bem inteligente, evitando surpresas na hora de pagar a fatura no fim do período.