Como usar a ferramenta de comando DISM para reparar a imagem do Windows 11 - Dica do MCT

 


Se o Windows 11 estiver com problemas, pode ser resultado de arquivos ausentes ou corrompidos durante um processo de atualização sistêmica. As ferramentas utilizadas no Windows 10 e seus sistema antecessores também funciona bem para reparo do Windows 11.

Uma das ferramentas de linha de comando mais úteis que temos a disposição é o DISM. 

Tanto no Windows 10 como no Windows 11, o gerenciamento e manutenção de imagens de implantação é uma ferramenta de linha de comando projetada para que os administradores preparem, modifiquem e reparem imagens do sistema, incluindo o Ambiente de Recuperação do Windows, a Instalação do Windows e o Windows PE (WinPE). No entanto, qualquer pessoa também pode usar a ferramenta com a imagem de recuperação local para resolver problemas comuns do sistema.

Normalmente, quando você precisa solucionar um erro específico, determinar por que o dispositivo para de inicializar corretamente ou resolver problemas de desempenho, você pode usar a ferramenta de comando Verificador de arquivos do sistema para verificar e substituir arquivos de sistema ausentes ou corrompidos usando a imagem de recuperação. A advertência ao usar essa abordagem é que, se um ou mais arquivos do Windows 10 e Windows 11 na imagem estiverem danificados, o comando SFC não funcionará. Se você estiver nesse cenário, poderá usar a imagem "install.wim" com o DISM para reparar a imagem e, em seguida, usar a ferramenta SFC para corrigir a configuração sem ter que reinstalar o Windows do zero.

Aviso: Os comandos descritos neste guia não são destrutivos, mas como você fará alterações no sistema, ainda é recomendável criar um backup completo temporário antes de prosseguir.

Como usar o DISM para reparar a imagem do Windows 10

A ferramenta de comando DISM para Windows 10 vem com três opções para reparar uma imagem, incluindo "CheckHealth", "ScanHealth" e "RestoreHealth", que você deseja executar em ordem. Dependendo da gravidade do problema, você também pode usar a opção "RestoreHealth" para corrigir a imagem disponível localmente usando diferentes arquivos de origem.

Comando DISM com opção CheckHealth

A opção CheckHealth com a ferramenta de comando Gerenciamento e Manutenção de Imagens de Implantação permite determinar rapidamente se há alguma corrupção dentro da imagem local do Windows 10. No entanto, a opção não executa nenhum reparo.

Para verificar se há problemas com o DISM na imagem do Windows 10, siga estas etapas:

Abra Iniciar.

Pesquise Prompt de Comando, clique com o botão direito no resultado superior e selecione a opção Executar como administrador.

Digite o seguinte comando para realizar uma verificação rápida e pressione Enter:


Depois de concluir as etapas, o DISM executará e verificará qualquer corrupção de dados que precise ser corrigida.

Comando DISM com opção ScanHealth

A opção ScanHealth executa uma varredura mais avançada para determinar se a imagem do sistema operacional tem algum problema.

Para verificar problemas com a opção ScanHealth, siga estas etapas:

Abra Iniciar.

Pesquise Prompt de Comando, clique com o botão direito no resultado superior e selecione a opção Executar como administrador.

Digite o seguinte comando para realizar uma varredura DISM avançada e pressione Enter:

DISM / Online / Cleanup-Image / ScanHealth

Depois de concluir as etapas, a verificação avançada pode levar vários minutos para verificar e determinar se a imagem do Windows 10 precisa de reparo.

Comando DISM com opção RestoreHealth

Se houver problemas com a imagem do sistema, você pode usar o DISM com a opção RestoreHealth para verificar e reparar problemas comuns automaticamente.

Para reparar problemas de imagem do Windows 10 com a ferramenta de comando DISM, use estas etapas:

Abra Iniciar.

Pesquise Prompt de Comando, clique com o botão direito no resultado superior e selecione a opção Executar como administrador.

Digite o seguinte comando para reparar a imagem do Windows 10 e pressione Enter:

DISM / Online / Cleanup-Image / RestoreHealth

Obs.: Este processo pode ser bem demorado.








1 Comentários

Comente sem faltar com respeito - ;-)

  1. Very significant Information for us, I have think the representation of this Information is actually superb one. This is my first visit to your site. Azure Database Administrator Associate

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem