O primeiro passo é habilitar o SMNP V3 no MODEM da operadora. O processo pode variar entre equipamentos e modelos, portanto foque no importante que é habilitar o SNMP e criar um usuário e senha para a sonda de monitoração fazer a captura.
Para acessar as configurações, abra seu navegador favorito e digite 192.168.15.1/padrao - nesta tela de administração avançada utilize o usuário support e a senha que vem na etiqueta embaixo de seu roteador (em dados do roteador).
Clique em manutenção e depois em MGMT remoto
Clique em SNMP e desça a barra de rolagem. Lembre-se de permitir o acesso apenas pela sua rede interna (LAN). Marque a opção Enable.
Crie um usuário (eu usei o exemplo de sondaprtg), adicione uma senha e guarde as configurações de protocolo. Será necessário configurar esses dados no software de monitoração (eu usei o PRTG mas você pode usar qualquer um). Salve as configurações e vá para o software de monitoração.
No PRTG crie o dispositivo e desative a herança de credenciais. Habilite o SMNP V3 com método de autenticação compatÃvel com o modem (eu usei o bom e velho MD5). Adicione o usuário e senha e o tipo de encriptação.
Eu usei o autodiscovery para que ele pegasse todas as informações possÃveis e a interface declarada do link foi a (006) eth0 Trafic. Lembre-se que isso pode variar de modem para modem e de solução para solução.