A maioria de nós usa mais de uma conexão de rede Wi-Fi para que, se uma falhar, a segunda seja usada como substituto. Com várias fontes de rede Wi-Fi, surge a questão da prioridade da conexão.
Existem situações em que você precisa usar uma conexão Wi-Fi até atingir o limite máximo de tráfego.
Por exemplo, como o limite de largura de banda ou FUP é redefinido mensalmente com alguns provedores, pode ser necessário alternar para a segunda conexão Wi-Fi e usá-la pelo resto do mês. Mas o Windows se conecta à rede Wi-Fi com maior prioridade por padrão quando várias redes Wi-Fi estão disponíveis.
O Windows 10 não tem uma opção de GUI para alterar a prioridade da conexão de rede Wi-Fi, mas você pode fazer isso usando a linha de comando Netsh.
Usando a linha de comando Netsh para alterar a prioridade do Wi-Fi
Abra o Prompt de Comando como Administrador e digite:
netsh wlan show profiles
Anote o nome da interface e a conexão cuja prioridade deve ser alterada.
Em seguida, use a seguinte sintaxe:
netsh wlan set profileorder name="connectionname" interface="Wi-Fi" priority=1
Exemplo:
netsh wlan set profileorder name="Ramesh" interface="Wi-Fi" priority=1
Isso define a prioridade mais alta para a referida conexão na interface especificada. A configuração é salva no registro em um valor de várias cadeias de caracteres na chave de registro da interface Wi-Fi.
Para verificar se a alteração de prioridade foi aplicada, execute novamente o 1º comando.
Independentemente do valor de prioridade atribuído, se você habilitar a caixa de seleção “Conectar automaticamente” ao se conectar a uma rede sem fio, ela terá a prioridade mais alta.
Usando o utilitário Wlan10
Wlan10 é uma ferramenta de terceiros que pode gerenciar redes Wi-Fi facilmente. Com esta ferramenta, você pode definir rapidamente a prioridade de suas redes sem fio, ativar ou desativar a troca automática e a conexão automática e esquecer as redes Wi-Fi. A alteração da prioridade é feita simplesmente arrastando e soltando as conexões na ordem desejada.
Baixe Wlan10 (ferramenta portátil) do GitHub.